Semana da Conciliação no TJDFT contará com webinar sobre experiências de acesso à Justiça

por MLC — publicado 2018-10-24T18:55:00-03:00

Webinar TJDFT TalksDurante a 13ª Semana Nacional de Conciliação, o TJDFT irá promover, no dia 7/11, das 19h30 às 22h, o webinar “TJDFT Talks: Experiências sensíveis na promoção do acesso à Justiça”. O evento será transmitido ao vivo e seguirá o modelo de TED Talks, com exposições de 20 minutos, nas quais cada palestrante falará da essência e do encantamento que envolve a atividade desenvolvida pelo Tribunal. Haverá tradução em libras.

Os interessados em participar de modo presencial devem fazer a inscrição por meio de formulário e receberão o certificado do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do TJDFT. Para participar do evento pela internet, acesse o Canal do TJDFT no Youtube. 

A apresentação será feita pela 2ª Vice Presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte, responsável por coordenar, no âmbito do TJDFT, a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses. 

Confira abaixo os palestrantes e os temas que serão abordados:

Juíza Fabriziane Zapata, coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher com o tema Proteção para as mulheres em situação de violência doméstica;

Juíza Monize Marques, coordenadora da Central Judicial do Idoso - Você está se preparando para a sua velhice?;

Juíza Caroline Lima, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Superenvidamento - CEJUSC/SUPER - O papel do Judiciário no tratamento do superendividamento;

Juíza Catarina Correa, coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa, e o servidor Júlio Cesar de Melo, O que é Justiça Restaurativa?

Juíza Gláucia Foley, coordenadora do Programa Justiça Comunitária, O papel da Justiça Comunitária na democratização da Justiça.

Fabíola Orlando, advogada e mediadora, Sociedade e Estado. Brigar pra quê?;

Juíza Luciana Sorrentino, Coordenadora do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação, Justiça além do processo. Por que vale a pena conciliar?, 

No final de cada apresentação haverá uma rodada de respostas às perguntas realizadas pelos participantes. Clique aqui e confira a programação.

Semana Nacional de Conciliação

A XIII Semana Nacional de Conciliação será realizada de 5 a 9/11 em todo o país. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, desde 2006, envolve os tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais.

A abertura será realizada no Auditório Sepúlveda Pertence, do Fórum de Brasília do TJDFT, dia 5/11, a partir de 8h30. Às 10h, será ministrada a palestra “Hard Law vs Soft Law: um retrato do Direito em 2038?”, pela fundadora do Projeto Voicers, pensadora e pesquisadora sobre futuro, Ligia Zotini Mazurkiewicz. Clique aqui para fazer a inscrição para palestra.

No TJDFT, os esforços concentrados para a promoção e a difusão dos métodos consensuais de resolução de conflitos irão começar uma semana antes, no dia 29/10, ampliando em três dias úteis a duração oficial do evento estabelecida pelo CNJ. A Semana Nacional de Conciliação no TJDFT também contará com diversas atividades envolvendo todos os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e de Cidadania - CEJUSCs, espalhados pelo DF, tais como a divulgação dos serviços na Rodoviária, ação em parceria com o DETRAN/DF e mesa-redonda “Consumo Sustentável e Superendividamento”.

Leia também

Abertura da Semana Nacional de Conciliação contará com palestra sobre o futuro do Direito

Semana Nacional da Conciliação levará Juizado Itinerante do TJDFT à Rodoviária de Brasília

Semana Nacional de Conciliação do TJDFT terá mesa-redonda sobre superendividamento