Semana Nacional de Conciliação do TJDFT terá mesa-redonda sobre superendividamento

por ACS — publicado 2018-10-18T17:05:00-03:00

Mesa Redonda - Semana Nacional da ConciliaçãoEntre as ações da 13ª Semana Nacional de Conciliação, que será realizada de 29/10 a 9/11, o TJDFT irá promover a mesa-redonda “Consumo Sustentável e Superendividamento”, no dia 31/10, das 9h às 12h, no Auditório da Vara Infância e da Juventude, localizado na 909 Norte. O evento é aberto a quaisquer consumidores do DF que tenham interesse pelo tema. Para participar, a inscrição deve ser feita pelo e-mail: reeducar$@tjdft.jus.br com nome e CPF.

De iniciativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados – CEJUSC-SUPER, o objetivo  do evento é que o participante seja capaz de refletir a respeito da importância do consumo sustentável a fim de evitar o superendividamento, identificando os preditores do comportamento de consumo, as implicações jurídicas e os impactos financeiros para o consumidor. 

A juíza do TJDFT e pós doutoranda em Direito do Consumidor pela PUC/RS, Marília de Ávila e Silva Sampaio, será uma das palestrantes e irá fazer abordagem jurídica do tema. Solange Alfinito, professora da UnB, economista com pós-doutorado em Marketing e Sustentabilidade dará o enfoque psicossocial. E a abordagem financeira será feita por Marcela de Carvalho Ponce Kawauti, economista chefe do SPC Brasil. 

SNC 2018

A XIII Semana Nacional de Conciliação será realizada de 5 a 9 de novembro de 2018 em todo o País. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo CNJ, desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais.

A abertura será realizada no Auditório Sepúlveda Pertence, do Fórum de Brasília do TJDFT, dia 5/11, a partir de 8h30. Às 10h será ministrada a palestra “Hard Law vs Soft Law: um retrato do Direito em 2038?”, pela fundadora do Projeto Voicers, pensadora e pesquisadora sobre Futuro, Ligia Zotini Mazurkiewicz. Clique aqui para fazer a inscrição para palestra.

No TJDFT, os esforços concentrados para a promoção e a difusão dos métodos consensuais de resolução de conflitos irão começar uma semana antes, no dia 29/10, ampliando em três dias úteis a duração oficial do evento estabelecida pelo CNJ. A Semana Nacional de Conciliação no TJDFT também contará com diversos atividades envolvendo todos os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e de Cidadania - CEJUSCs, espalhados pelo DF, tais como a divulgação dos serviços na rodoviária e webinar “TJDFT Talks – experiências sensíveis na promoção do acesso à Justiça”.