TJDFT compartilha experiência de Gestão Documental com servidores do TJRN

por AB — publicado 2018-10-24T15:45:00-03:00

TJDFT compartilha experiência de Gestão Documental com servidores do TJRN Termina nesta quarta-feira, 24/10, o treinamento técnico especializado do Programa de Gestão Documental do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, com a arquivista do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, professora Roberta Lustosa. Realizado na Escola de Magistratura do RN (Esmarn), o curso é direcionado aos servidores das secretarias do TJRN, Memorial da Justiça, Foro da Comarca de Natal, Depósito Judicial, do Arquivo Geral e de 12 Comarcas do interior do estado.

“O treinamento técnico tem como objetivo prover os participantes de orientações específicas acerca do Processo de Gestão Documental e a aplicação da Tabela de Temporalidade de Processos Judiciais e Documentos Administrativos, bem como de outros instrumentos auxiliares”, explicou Adriana Carla, servidora responsável pelo Núcleo Permanente de Avaliação e Gestão Documental, Memória, Informações e Dados Públicos do TJRN.

Ainda sobre o treinamento, o juiz auxiliar da presidência do TJRN, João Eduardo Ribeiro, ressalta: “A gente quer que isso seja uma semente em termos de Gestão Documental que possa ser expandida no Tribunal. Esse é um primeiro momento que a professora Roberta veio do TJDFT, para esse fim, porque ela tem muita experiência nessa parte de arquivo, e de eliminação de autos físicos", comentou o juiz.

Para a chefe de Secretaria da comarca de Monte Alegre, Alzira Cristina, cujo arquivo se encontra lotado de processos, “a importância desse curso é exatamente a questão da organização e eliminação de muito material que fica ocupando espaço físico. Os processos físicos em andamento, por exemplo, são cerca de 4 mil, com o PJe a tendência é que esses processos vão para o arquivo, piorando a situação. É muito importante esse processo, até por que é uma questão de conservar e eliminar”, completou Cristina.

Expertise

TJDFT compartilha experiência de Gestão Documental com servidores do TJRN A arquivologista Roberta Lustosa explicou que nos dois dias de curso foram abordadas noções de arquivologia, aplicação da tabela de temporalidade e do plano de classificação da tabela do TJRN, que foi baseada na tabela do CNJ. “Também vamos apresentar dados e projetos do Tribunal do Distrito Federal, para exemplificar o funcionamento e mostrar como a gestão documental dá bons resultados”, acrescentou.

Roberta ressaltou, ainda, que a troca de experiências traz muitas vantagens para ambos os tribunais. “Esse curso representa uma grande vantagem, é ganhar tempo, pois algumas coisas que a gente já testou e não deram certo, vocês não precisarão testar de novo. É uma troca de experiências que só faz bem para a sociedade”, concluiu.

 

(Fotos e informações do TJRN)