Desembargador do TJDFT participa de debate sobre Mercado Ilegal

por SB — publicado 2018-09-03T18:25:00-03:00

Correio Debate des. BelinatiO desembargador do TJDFT Roberval Casemiro Belinati participa, nesta terça-feira, 4/9, do "Correio Debate — 10 medidas contra o mercado ilegal: os 3 Poderes unidos contra o crime organizado". O evento será realizado das 8h às 14h, no auditório do edifício sede do Correio Braziliense. O desembargador do TJDFT abrirá o terceiro painel intitulado “Como atacar a percepção de impunidade, e o papel do MPF como guardião da lei”.

O encontro tem o propósito de debater medidas para o combate ao crime organizado, em especial o roubo de mercadorias. Conforme explica o jornal, "nos últimos seis anos, foram registrados 97.786 roubos de cargas no Brasil, que geraram uma perda à economia nacional superior a R$ 6,1 bilhões, segundo números do Sistema Firjan". Com o evento, o veículo pretende reunir especialistas e autoridades e promover um diálogo sobre medidas para acabar com a criminalidade, aumentar a segurança e conter o mercado ilegal.

O debate é patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco). Haverá três painéis. O primeiro intitula-se “A importância do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras e o papel dos órgãos reguladores no combate ao mercado ilegal” e será aberto pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O segundo abordará o tema “Três caminhos para combate ao crime organizado: sistema penal brasileiro, simplificação tributária e segurança pública como prioridade dos investimentos públicos”. Será aberto pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O terceiro painel, cuja abertura ficará a cargo do desembargador Belinati, terá sua mesa composta pelo presidente da Associação dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti; o procurador do MP/MS-Gaeco, Tiago di Giulio Freire; e o presidente da Ajufe, Fernando Mendes.