Estudantes de intercâmbio visitam o TJDFT pelo Programa Teixeira de Freitas

por SS — publicado 2018-09-03T17:05:00-03:00

Estudantes de intercâmbio visitam o TJDFT pelo Programa Teixeira de Freitas Na tarde desta segunda-feira, 3/9, o TJDFT recebeu a visita de intercambistas do Programa Teixeira de Freitas. Estudantes de Direito da Colômbia, da Costa do Marfim e da República Democrática do Congo foram recebidos pelo Cerimonial do Tribunal no Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, tiveram uma palestra com o juiz assistente da Presidência, Paulo Giordano, na Sala de Reuniões da Presidência.

No encontro, o magistrado ensinou sobre o Poder Judiciário brasileiro, trazendo aspectos constitucionais da divisão de competências entre os tribunais, diferenças entre a justiça estadual e federal, entre a justiça comum e a especializada, além de abrir espaço para responder curiosidades específicas dos alunos a respeito do nosso sistema judicial.

Em seguida, os estudantes se reuniram com a Assessora da Secretaria Especial do Processo Judicial Eletrônico (PJe), Vanessa Rocha. Eles puderam aprender sobre a origem do processo eletrônico no Brasil e, em especial, sua implantação no TJDFT, Estudantes de intercâmbio visitam o TJDFT pelo Programa Teixeira de Freitas desde 2014. Além dos números do PJe – que hoje contabilizou 779.652 processos distribuídos entre 225 unidades do Tribunal – os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do sistema, com simulações do fluxo de trabalho de advogados, juízes e servidores.

Após a reunião, o juiz Paulo Giordano acompanhou os visitantes até o Tribunal do Júri de Brasília, onde eles puderam conhecer as instalações e o funcionamento do órgão. Por último, os visitantes seguiram para o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo institucional “Programa Memória TJDFT” e participaram de visita guiada pelos 18 painéis que contam a trajetória da Justiça na capital. Os alunos conheceram o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu.