Estudantes do interior de Pernambuco visitam o Memorial TJDFT

por SS — publicado 2018-09-04T18:55:00-03:00

Estudantes do interior de Pernambuco visitam o Memorial TJDFT Na tarde desta terça-feira, 4/9, o TJDFT recebeu a visita de estudantes de duas faculdades do interior de Pernambuco: a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - Facape; e Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – Facesf. O grupo de quase 40 alunos foi recebido pela equipe do Memorial do TJDFT no hall do Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, dirigiram-se ao Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

No Memorial, os estudantes assistiram ao vídeo “Programa Memória TJDFT” e tiveram visita guiada pelos 18 painéis que contam a trajetória da Justiça na capital. Os alunos puderam conhecer o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu. Também tiveram oportunidade de apreciar a exposição "Brasília: Capital da Diversidade Religiosa", do escultor Alex Ofuji, e a exibição de pinturas "Arte Contemporânea e Realismo", do artista plástico José Guilherme.

Por fim, os alunos tiveram palestra com o juiz assistente da 1ª Vice-Presidência do Tribunal. No encontro, o magistrado mostrou atributos históricos relativos à configuração dos tribunais no Ocidente, que datam até da antiguidade. Detalhou, ainda, alguns aspectos da estrutura e das competências do Poder Judiciário no Brasil – em especial as do TJDFT, que atualmente conta com 48 desembargadores, 338 magistrados, mais de 7 mil servidores e 5 mil colaboradores. O juiz também abriu espaço para questionamentos dos alunos sobre carreiras jurídicas e a própria magistratura.

Os alunos fizeram questão de agradecer a receptividade do TJDFT, em especial a oportunidade de estreitar a relação entre a academia e o Poder Judiciário. A estudante Cristiniane de Carvalho Silva, responsável pelo grupo, destacou que este é o objetivo do projeto “Missão Brasília”, iniciativa que leva vários alunos de faculdades de Pernambuco para conhecer a capital do país. “A intenção é que o aluno saia da sala de aula, que cuida da parte teórica, para vivenciar a parte técnica. E nada melhor que vir para a cidade de Brasília”, destacou.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.