Juizado Itinerante do TJDFT atende moradores do Areal nesta segunda

por ACS — publicado 2018-09-24T11:10:00-03:00

onibus2A equipe do Juizado Itinerante do TJDFT estará na região do Areal, nesta segunda-feira, 24/9. Os moradores interessados poderão ingressar com as suas demandas especiais cíveis junto à justiça, sem precisar se deslocar até ao Fórum de Águas Claras. O ônibus ficará estacionado das 14h às 18h, ao lado do CAIC da cidade. Confira abaixo a agenda para a última semana de setembro.

Nesta semana, o Itinerante percorrerá, ainda, outras três localidades: Recanto das Emas, Riacho Fundo II e a comunidade Sol Nascente, em Ceilândia. Ao priorizar lugares mais longínquos que concentram população de baixa renda, a idéia do Juizado Itinerante é democratizar e ampliar o acesso à Justiça.

O atendimento é rápido, fácil e gratuito. No primeiro contato, o problema é relatado e, após um prazo médio de 30 dias, o ônibus volta ao local para realizar as sessões de conciliação. Nos casos em que não há acordo, as partes seguem para as audiências com o juiz. Havendo consenso entre as partes, o acordo é homologado pelo juiz e uma cópia do documento pode ser obtida no mesmo dia.

O Juizado Itinerante recebe causas no valor de até 40 salários mínimos e resolve questões como: cobranças, despejos, indenização por inclusão do nome no SPC e na Serasa e outros prejuízos. As causas no valor de até 20 salários mínimos dispensam a presença de advogado. Vale ressaltar que as causas trabalhistas, de família, reclamações contra o Estado (Distrito Federal, autarquias e empresas públicas), assim como ações envolvendo crianças e adolescentes, heranças, falências e causas criminais NÃO podem ser resolvidas pela Justiça Itinerante.

Confira o calendário completo para o mês de setembro:

Dias

Local de Atendimento