Justiça Comunitária participa do Congresso Internacional de Justiça Restaurativa em Madri

por JO — publicado 2018-09-24T20:45:00-03:00

Thaís Andreozzi - Supervisora do PJCO Programa Justiça Comunitária (PJC), do TJDFT, foi convidado a apresentar suas práticas circulares no Congresso Internacional de Justiça Restaurativa: uma justiça para as vítimas, realizado em Madri, Espanha, no período de 19 a 21/09/18.

O convite foi uma iniciativa do EUROsociAL+, um programa de cooperação entre a América Latina e a União Europeia, que busca contribuir para a melhoria da coesão social nos países latino-americanos, bem como para o fortalecimento institucional, apoiando seus processos de desenho, reforma e implementação de políticas públicas. Sua atuação está voltada especialmente para as áreas de gênero, governança e políticas sociais.

A supervisora do PJC, Thais Andreozzi, integrou a mesa "La Justicia Restaurativa en America Latina". Em sua explanação, Thaís abordou a técnica dos círculos comunitários, utilizada pelo PJC  na Mediação Comunitária envolvendo coletivos escolares e de mulheres.

Thaís Andreozzi - Supervisora do PJC (b)

O Congresso teve como objetivo fomentar a reflexão coletiva e o compartilhamento troca de conhecimentos e experiências relacionadas aos últimos avanços no campo da situação das vítimas e respectivas reparações, focadas principalmente nas ferramentas da Justiça Restaurativa. Os resultados serão coletados em uma publicação sobre a situação atual da vítima e as possibilidades da Justiça Restaurativa nos sistemas de justiça.

O Programa Justiça Comunitária foi vencedor da 2ª edição do Prêmio Innovare, em 2005, na categoria Tribunal de Justiça, e tem sido apontado como referência nacional. Atualmente, atua em três regiões administrativas do DF: Ceilândia, com 489 mil habitantes; São Sebastião, com 130 mil habitantes ; e Samambaia, com 255 mil. Dados PNAD 2016.

Em 2018, foi assinada uma carta de aprovação de ação e compromisso interinstitucional do Programa EUROsociAL+ da União Europeia e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, em apoio ao PJC.