Programa Justiça Comunitária é apresentado em Congresso Mundial de Mediação na Argentina

por ACS — publicado 2018-09-24T14:55:00-03:00

Congresso Argentina - Juíza Gláucia Foley Justiça comunitáriaA juíza do TJDFT Gláucia Foley foi convidada a expor sobre a atuação do Programa Justiça Comunitária, do TJDFT, no XIV Congresso Mundial de Mediação e Cultura de Paz, realizado em Buenos Aires, no período de 17 a 22/9/2018.

O Congresso trouxe, como objetivos, contribuir para geração de espaços de reflexão e impulsionar as iniciativas no domínio público, além de promover políticas públicas que permitem a prevenção, gestão e transformação de situações e espaços de conflito no mundo, em especial na Argentina e na América Latina.  A proposta foi favorecer a construção das sociedades mais dialogantes, tolerantes, inclusivas e equitativas.

A magistrada compôs a mesa temática “Coletivos vulneráveis: democratização das relações interpessoais”, e no dia 20/9 proferiu a palestra “Justiça Comunitária: por uma justiça da emancipação”.

Durante o evento, foi lançado o livro “Mediación Comunitária - recorridos, sentires y voces en tiempo de cambio”, organizado por Alejandro Marcelo Natò, Lola Montejo Cunilleras e Oscar Negredo Carrillo. A obra inclui artigo do qual a juíza do TJDFT é uma das autoras: “La mediación comunitária. Una práctica social transformadora”

Segundo o organizador da obra, Alejandro Natò, "o objetivo dessa construção coletiva é que cada um dos convocados nesse empreendimento possa dar sua opinião, o lugar de onde eles percebem e concebem a mediação comunitária e, a partir daí, fazer contribuições para que os mediadores ou os operadores em conflito possam encontrar novos pontos de apoio ou referência, visualize o que temos e o que nos escapa.”

A juíza Gláucia Foley é titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e coordenadora do Programa Justiça Comunitária. A magistrada também é  autora do livro "Justiça Comunitária, Justiça da Emancipação". Entre as premiações recebidas ao longo do seu exercício no Judiciário está a Medalha Nacional de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, em 2014, e o Prêmio Innovare, conferido ao PJC em 2005.

A expansão, aprimoramento e divulgação da atuação da Justiça Comunitária é uma das diretrizes do Plano de Administração do Biênio 2018-2020, do TJDFT.

Saiba mais sobre o Programa Justiça Comunitária.