Programa Superendividados do TJDFT é tema de reportagem da TV Justiça

por ACS — publicado 2018-09-10T13:55:00-03:00

Matéria da TV Justiça foi ao ar na última quinta-feira, 6/9

Juíza Caroline Santos LimaO Programa Superendividados do TJDFT foi tema de reportagem do Jornal da Justiça, na última quinta-feira, 6/9. Transmitida pela TV Justiça, a matéria destacou a importância do cuidado com as finanças pessoais e o trabalho de conciliação e prevenção realizado pela equipe do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados - CEJUSC/Super. Clique aqui e assista.  

A juíza Caroline Lima, coordenadora do CEJUSC/Super, apontou os fatores que cercam o indivíduo endividado. Para a magistrada, o superendividamento, além de afetar questões familiares, relacionamentos, produtividade, ocasiona, por diversas vezes, doenças emocionais e até a perda de emprego. "É um problema muito complexo, multidisciplinar que envolve muitas nuances", explica a juíza.

Segundo a magistrada do TJDFT, "o programa também atua na frente de prevenção. Então, pessoas que ainda não estão superendividadas, mas que querem conhecer um pouco mais sobre a questão de finanças pessoais, de conciliação e de mediação podem procurar o centro". O programa Superendividados é aberto e gratuito a toda população do DF, esteja ela endividada ou não.

Em dois anos, o Superendividados já atendeu 1.500 pessoas. Para participar, basta enviar um e-mail para super@tjdft.jus.br, com nome completo, CPF, endereço e telefones para contato. O interessado não precisa ter processo na Justiça, a condição é estar superendividado. O Programa oferece oficina de educação financeira, orientação psicossocial individual e sessões de conciliação para renegociação das dívidas.

Clique aqui e acesse a página do Cejusc/Super, no site do TJDFT.