Reportagem com supervisor da VIJ-DF trata da entrega de filhos para adoção

por LF-SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-09-27T16:55:00-03:00

Entrevista - Walter Gomes no Bom Dia DFA entrega legal de filho em adoção não é crime. A VIJ-DF acolhe e orienta a genitora que se interessa em entregar o filho em adoção

Nesta quinta-feira, 27/9, o telejornal Bom Dia DF, da TV Globo, exibiu a terceira reportagem da série Unidos pelo Amor, que trata sobre adoção de crianças e adolescentes no DF, contendo entrevista do  supervisor Walter Gomes, da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (SEFAM/VIJ-DF). Nesta edição, a emissora falou sobre a entrega voluntária de bebês para adoção pelas genitoras e da ausência, na maior parte dos hospitais públicos e particulares, de placas informando que a entrega legal de filhos à adoção não é crime, embora a Lei Distrital nº 5.813, de 31/3/2017 determine sua afixação nas unidades de saúde. As matérias estão disponíveis no site Globo Play.

A reportagem citou o Programa de Acompanhamento à Gestante da Vara da Infância e da Juventude do DF, que acolhe com respeito e dignidade a genitora que manifesta o interesse em entregar o filho em adoção, prestando esclarecimentos jurídicos e psicossociais, a fim de lhe permitir uma decisão devidamente refletida. O matéria mostrou o depoimento de duas mães que receberam esse atendimento, uma delas desistiu e a outra decidiu entregar o bebê em adoção.

Em sua entrevista, o supervisor Walter Gomes falou sobre as consequências da ausência de placas informativas em vários hospitais: “o prejuízo é a desinformação que pode resultar em infanticídio, aborto clandestino, entrega dessa criança para fins de tráfico humano e para adoção irregular. Quanto mais essa informação de caráter legal e preventivo for divulgada, com toda a certeza, nós promoveremos a proteção de crianças recém-nascidas”, alertou.

Segundo a reportagem, após o contato da emissora, a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal declarou que afixou placas em todos os hospitais regionais e se comprometeu a instalá-las até o fim do mês em todas as unidades de saúde.

Saiba mais sobre entrega legal