Reportagem da TV Globo mostra trabalho do TJDFT com a Justiça Comunitária

por RM — publicado 2018-09-25T14:25:00-03:00

JCO Programa de Justiça Comunitária do TJDFT foi tema de uma reportagem do DFTV 1ª edição, exibido no último sábado, 22/9, pela TV Globo. A matéria abordou o funcionamento do programa, que funciona no Fórum de Ceilândia, e como ocorrem os atendimentos à população, feitos por agentes comunitários voluntários. Tal iniciativa do Tribunal completará 18 anos em outubro.

Em entrevista concedida à emissora, a juíza Gláucia Foley, titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e coordenadora do projeto, afirmou que a mediação de conflitos, em especial a comunitária, tem surtido efeitos positivos para a sociedade. “Por sua amplitude, pelo humano que se coloca ali na mesa da mediação, ela tem se mostrado muito mais satisfatória em alguns casos”.

Clique aqui para conferir a íntegra da reportagem.

Justiça Comunitária no TJDFT

O Programa Justiça Comunitária do Distrito Federal nasceu em outubro de 2000, a partir da experiência advinda do Juizado Especial Cível Itinerante do TJDFT, que busca atender às comunidades do Distrito Federal com dificuldades de acesso à Justiça formal. Tem por objetivo democratizar a realização da Justiça, restituindo ao cidadão e à comunidade a capacidade de gerir seus próprios conflitos com autonomia por meio do diálogo, da participação social e da efetivação dos direitos humanos.

Agentes ComunitáriosOs Agentes Comunitários de Justiça, voluntários capacitados e integrantes da comunidade onde exercem tal função, atuam para que os cidadãos conheçam seus direitos e recursos, mantenham espaços de diálogo e consigam se articular para a resolução de suas demandas coletivas.

O Programa foi o vencedor da 2ª edição do Prêmio Innovare em 2005, na categoria Tribunal de Justiça e tem sido apontado como referência nacional pelo Ministério da Justiça. A expansão, aprimoramento e divulgação da atuação da Justiça Comunitária é uma das diretrizes do Plano de Administração do Biênio 2018-2020, do TJDFT.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa.