Segunda-Vice Presidente prestigia evento em comemoração aos 4 anos do Cejusc/Família

por MLC — publicado 2018-09-28T19:25:00-03:00

Desembargadora Carmelita no aniversário do CEJUSC FAMO Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Família – Cejusc/Fam completou quatro anos atuando junto às Varas de Família de Brasília, nesta sexta-feira, 28/9. O evento, em comemoração à data, realizado no hall do Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, contou com a presença da 2ª Vice-Presidente, desembargadora Ana Maria Duarte; os juízes Marco Antonio do Amaral e Silvana da Silva Chaves, coordenadores do Cejusc/Fam; magistrados que já estiveram à frente do Centro; a juíza coordenadora do Nupemec, Luciana Sorrentino; e demais autoridades.

A desembargadora abriu o evento dizendo ser uma honra presenciar os quatro anos do Cejusc/Fam. Falou que a procura por novas formas de resolução de conflitos estão mais presentes na sociedade e que as ações de família precisam de celeridade. “Os casos de família necessitam de agilidade e de uma solução construída pelas partes”, afirmou. Disse ainda que só o Direito não resolve, pois há envolvimento emocional, psicológico e situações que deixam marcas terríveis. “O Cejusc/Fam do Tribunal desenvolveu uma metodologia própria, construída pela experiência, com audiências de 2h30 e equipe multidisciplinar”, declarou.

Aniversário CEJUSC FAM 2“Famílias doentes, sociedade doente”, frase da juíza do Cejusc/Fam, Silvana Chaves. Para a magistrada, devemos sempre buscar a conciliação para os membros da família. O tripé educação, respeito e empatia é a base para a pacificação no seio familiar.

A supervisora do Centro, Marisa Muniz, falou da história da mediação familiar e do Cejusc/Fam, os objetivos do Centro, suas atribuições, as áreas de atuação, a força de trabalho, metodologia utilizada e resultados alcançados. Por exemplo, a média de acordo anual em 2017 foi de 53,80% e de 55,70% de janeiro a julho de 2018.

Na ocasião, foi lançado o vídeo “A Mediação no Direito de Família”, produzido por um grupo de alunos da Universidade Católica como monografia de conclusão de curso de graduação em Direito.

O evento teve início com a apresentação do Hino Nacional interpretado por alunos da Escola da Música de Brasília, e foi encerrado com elogios da desembargadora Ana Maria quanto à performance dos futuros músicos, a qual encantou e emocionou a todos.

Cejusc/Fam

Aniversário CEJUSC FAM 1O trabalho do Cejusc/Fam objetiva colaborar no sentido de fazer com que os pais que vivenciam o divórcio, separação conjugal ou rompimento de relacionamentos passem a compreender que ambos integram a família dos filhos e que estes necessitam de uma interação respeitosa e colaborativa para o desenvolvimento saudável dos menores.

Na mediação familiar o que se busca é trabalhar a comunicação entre as partes, suas questões, interesse e sentimentos, de modo que estas possam, dentro de uma visão prospectiva, fugir de um padrão de culpa para uma responsabilidade positiva nas relações da família.

A metodologia do Cejusc/Fam tem objetivo de estabilizar o sistema familiar, melhorar a comunicação, identificar o interesse subjacente, diminuir o nível de conflito. As sessões tem duração de 2h30. A audiência acontece em 3 etapas: reunião de informações, geração de opções e finalização da audiência.