TJDFT abre 4º Encontro de Gestores Públicos de Obras e Manutenção

Troca de experiência e redução no gasto público marcam primeiro dia do Encontro
por ACS — publicado 2018-09-18T14:50:00-03:00

GEPOMO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT abriu, na manhã desta terça-feira, 18/9, a 4ª edição do Encontro de Gestores Públicos de Obras e Manutenção, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal – CREA/DF. O evento, que acontece até a próxima quinta-feira, 20/9, tem como objetivo apresentar novidades e resultados às propostas debatidas durante as três conferências realizadas com representantes dos poderes públicos ao longo de 2017.

A Coordenadora de Projetos e Gestão de Contratos de Obras do TJDFT, Daniele Feitosa, deu as boas-vindas aos participantes e lembrou da criação do grupo Gestores Públicos de Obras e Manutenção – GEPOM, para a troca de experiências entre os órgãos públicos. Ela agradeceu aos órgãos parceiros do Tribunal: Infraero, Abemec, CREA/DF, DNIT, Eletrobras, CAP/SEGETH, Câmara dos Deputados e Metrô/DF, e apresentou um panorama sobre os assuntos que serão apresentados e debatidos nos três dias do evento, ressaltando a atual “tendência de redução do gasto público”.

No mesmo sentido, a engenheira Fátima Có, Presidente do CREA/DF, deu as boas-vindas aos participantes e parabenizou a iniciativa dos organizadores do GEPOM, servidores das áreas técnicas Coordenação de Projetos e Gestão de Contratos de ObrasCOB e Subsecretaria de Manutenções – SUMAN/SEAP do TJDFT, com participação dos órgãos públicos parceiros.

GEPOMEm seguida, o servidor da Secretaria de Administração Predial do TJDFT Jackson Bernardes Vasconcelos proferiu a primeira palestra do evento, sobre “hidrômetro digital”, na qual falou sobre a experiência do Tribunal e a significativa redução do gasto de água. O servidor mostrou as etapas e os resultados da implantação de hidrômetros telemétricos no TJDFT, incluindo seus impactos financeiros, na manutenção predial e na sustentabilidade.

Durante a manhã, ainda houve palestras sobre “Gestão de ativos físicos em empresas públicas – Infraero”, proferida pelo representante da Infraero Leonardo Santos; sobre “Novo Código de Obras e Edificações do DF – CAP”, proferida por Laura Girade Corrêa Borges; e sobre “Fomento à inovação e empreendedorismo – DNIT”, proferida por Mírian de Fátima Leocádio Gomes. Por fim, houve debate sobre os temas apresentados.

O 4º Encontro de Gestores Públicos de Obras e Manutenção terá sequência nesta quarta-feira, 19/9,  com palestras sobre a modernização do Metrô/DF, gerenciamento de projetos de obras públicas, oportunidades de eficiência energética, ferramenta de gestão para obras rodoviárias e gestão da segurança do trabalho no serviço público.

Clique aqui e acesse mais fotos do evento.