TJDFT recebe a visita de Estudantes do Centro Universitário do Distrito Federal

por SS — publicado 2018-09-25T17:35:00-03:00

TJDFT recebe a visita de Estudantes do Centro Universitário do Distrito FederalNa tarde desta terça-feira, 25/9, o Tribunal recebeu a visita de estudantes do curso de Direito do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF. Sob supervisão da professora Jamile Campelo, 16 alunos foram recebidos pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, no hall do Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, acompanharam parte da sessão do Conselho Especial, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno.

Em seguida, os estudantes foram para o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram a um vídeo institucional e tiveram visita guiada pelos 18 painéis que contam a história da Justiça na capital. Os visitantes puderam conhecer o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu.

Por fim, os alunos tiveram palestra com o juiz assistente da 1ª Vice-Presidência do Tribunal. Em sua fala, o magistrado abordou atributos históricos relativos à configuração dos tribunais no Ocidente, que datam até da antiguidade. Detalhou, ainda, alguns aspectos da estrutura e das competências do Poder Judiciário no Brasil – em especial as do TJDFT, que atualmente conta com 48 desembargadores, 338 magistrados, mais de 7 mil servidores e 5 mil colaboradores. O juiz também apresentou informações do Relatório Justiça em Números, ano-base 2017, destacando a 4ª colocação do TJDFT entre os tribunais de médio porte da Justiça Estadual do País.

A professora de Direito Constitucional, Jamile Campelo, elogiou o roteiro da visita, que propiciou aos alunos o acompanhamento de um julgamento no Conselho Especial, vídeo com informações históricas relevantes, visita guiada pelo museu e a palestra de um magistrado: “Foi fundamental para os alunos conhecer a trajetória do TJDFT inserida no contexto da história do Brasil, ver como é um julgamento, na prática, e TJDFT recebe a visita de Estudantes do Centro Universitário do Distrito Federalainda poder ouvir um juiz trazendo informações importantes sobre o Poder Judiciário e as carreiras jurídicas disponíveis”.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.