VIJ-DF prestigia formatura da primeira turma do projeto Direito para a Liberdade

por SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-09-04T19:10:00-03:00

Formatura do projeto Direito para a LiberdadeEm cerimônia realizada nesta segunda-feira, 3/9, na Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF), 16 socioeducandos da Unidade de Internação de Saída Sistemática (Uniss), do Recanto das Emas, receberam o certificado pela conclusão do curso da primeira turma do projeto Direito para a Liberdade, fruto da parceria entre a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF), a DPDF, a Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal (Adep-DF), o Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), a Pastoral do Menor da Arquidiocese de Brasília e as Secretarias de Educação e de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal.

A abertura do evento contou com a participação do grupo de percussão do projeto Tambores na Escola, formado por crianças e adolescentes da Estrutural. Após a apresentação, a defensora pública-geral do DF, Maria José de Nápolis, comentou a importância do projeto Direito para a Liberdade e o fato de, por meio dele, a Defensoria Pública ter a oportunidade de exercer sua função social. “Espero que mesmo depois de voltarem para a realidade, por mais dura que ela seja, vocês levem os ensinamentos adquiridos neste projeto e pensem que o futuro de cada um deve ter como foco a educação, para vencer todas as dificuldades”, falou a defensora aos formandos.

Gelson Leite, supervisor da Rede Solidária Anjos do AmanhãO supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, da VIJ-DF, Gelson Leite, representou a Justiça da Infância e da Juventude no evento. Em sua fala, ele afirmou que o projeto Direito para a Liberdade honra o princípio da prioridade absoluta assegurado à criança e ao adolescente pela Constituição e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “O projeto nasceu com uma admirável força, por reunir em torno do seu maior objetivo, que é a socialização do ensino de direitos e de temas relevantes à formação do caráter cidadão, parceiros importantes da sociedade, cada qual dando a sua parcela de contribuição”, disse.

Ao se dirigir aos formandos, Gelson Leite relembrou os potenciais inerentes ao ser humano como um bem indissociável da pessoa. “O nosso papel foi também de encorajá-los a reconhecer a grande força que há dentro de cada um, que precisa ser acreditada para nos servir de guia e inspiração. Agora é hora de olhar para frente, fazer boas escolhas e descortinar horizontes. E levem junto com vocês as experiências e aprendizados das aulas e dos encontros como uma referência positiva. O projeto continuará olhando por vocês, porque seus proponentes e executores têm essa disponibilidade para apoiá-los”, afirmou aos socioeducandos.

De acordo com o secretário adjunto de Educação, Clovis Lucio da Fonseca, o objetivo do projeto é promover a cidadania, a inclusão social, a justiça e o respeito por meio da educação, de forma que os adolescentes se percebam sujeitos de direitos, aproximando-se não só das leis e de seus direitos, mas também de seus deveres. “A Secretaria de Educação reafirma o seu compromisso com a inclusão de todas e todos e com a defesa de uma educação pública democrática e de qualidade”, declarou.

O diretor da Uniss, Mauro Alves Martins Júnior, explicou que o projeto trouxe uma mudança significativa para a vida dos jovens que cumprem medida socioeducativa de internação e participaram do curso. Segundo o diretor, as aulas proporcionaram aos jovens um espaço de escuta e reflexão no qual puderam expor suas emoções e sentimentos, resultando em autoconhecimento e ressignificação do seu papel enquanto ser humano na sociedade. “A maioria conseguiu ressignificar valores. Essa mudança é perceptível e pode ser medida. Foi uma mudança radical”, compartilhou.

De acordo com o diretor da Easjur, Evenin Ávila, o trabalho com essa primeira turma foi desafiador. “Mas ficou evidente, ao final, que esses jovens continuarão suas jornadas mais preparados para o exercício de sua cidadania e melhor convívio com a comunidade e suas famílias. Foi uma experiência incrível e inovadora. Essa possibilidade da educação em direitos é só um detalhe. Precisamos ter fé e vontade de melhorar um pouco todos os dias”, destacou.

Formatura do projeto Direito para a LiberdadeUm dos alunos do projeto discursou como orador da turma e disse que pretende cursar a faculdade de Direito. “A Defensoria foi até nós de coração. Primeiro temos que mudar para nós mesmos, de dentro para fora, para depois os outros verem. Eu senti cheiro de esgoto no sol quente, eu passei fome, eu fui homem para cometer o ato infracional, então tenho que ter maturidade e coragem para colocar um ponto final nesse contexto”, declarou. 

A formatura contou também com a presença de representantes de outras instituições parceiras, como o secretário adjunto da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do DF, Antônio Carlos de Carvalho Filho; o coordenador da Pastoral do Menor em Brasília, Djalma Silva do Nascimento; a procuradora do Trabalho Ana Maria Villa Real; o vice-presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília, Jovita José Rosa; o subsecretário do Sistema Socioeducativo, Demontiê Alves Batista Filho; a presidente do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF), Sandra Taya; e a presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF (Adep/DF), Mayara Lima Tachy.

O curso

O curso foi composto por palestras e troca de experiências, ministradas e coordenadas por defensores, promotores, juízes e colaboradores da Uniss, com carga horária total de 40 horas, distribuídas em duas aulas semanais, no período de 25/6 a 20/8. Entre os temas trabalhados em sala de aula estiveram Práticas anticorrupção; Protagonismo e autorresponsabilidade; Como lidar com as emoções; Estatuto da Criança e do Adolescente; Ética e motivação; Direito Penal e tolerância, entre outros.

A próxima turma do projeto Direito para a Liberdade está prevista para começar no dia 17/9 e contemplará outros 25 socioeducandos da Uniss. A meta do projeto é capacitar um total de 125 jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação quanto aos temas jurídicos que resultem em maior acesso à cidadania, promovendo justiça e respeito por meio da educação em direitos e fraternidade.

 

(Com informações da Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública do DF)