VIJ-DF realiza roda de conversa sobre adoção no Hospital de Planaltina

Roda de conversa trata de entrega voluntária e outros aspectos que envolvem crianças e adolescentes
por João Aurélio Abreu - SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-09-28T18:00:00-03:00

Dando continuidade às ações de esclarecimento sobre o processo de adoção nas unidades de saúde do DF, a Vara da Infância e Juventude (VIJ) esteve no Hospital Regional de Planaltina, nesta quinta-feira (27/9). Representando a VIJ, estavam presentes o assessor técnico, Eustáquio Coutinho, e o supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta, Walter Gomes, que apresentaram, para os profissionais daquele hospital, questões referentes à entrega voluntária de crianças para adoção.

Em sua palestra, Walter deixou claro que o maior interesse no que se refere à adoção é o direito e o bem-estar da criança, independente de qualquer fator emocional envolvido no caso. A criança deve sempre estar em primeiro lugar quando se trata de decidir a respeito de seu futuro.

Enquanto a palestra era desenvolvida, o ônibus da Justiça da Infância e da Juventude ficou à disposição de todos os usuários do Hospital para quaisquer esclarecimentos, e mesmo para algum atendimento que se fizesse necessário.

Na palestra para os profissionais da área de saúde mental do Hospital Regional de Planaltina, Walter fez questão de deixar claro que a atuação deles deve levar em conta que são agentes do estado, principalmente, e,  por isso, devem dar prioridade à criança e ao adolescente na definição de qualquer atitude que venham a adotar, não se deixando levar pelo emocional de pais biológicos.

O supervisor Walter ressaltou que as decisões dos profissionais de saúde devem se basear na lei e no código de ética que regram as suas atividades. Ressaltou que as questões  envolvendo a entrega voluntária “mexe com a emoção de todos os envolvidos”. Mas, esse é um desafio que deve ser enfrentado por todos os envolvidos.

Eustáquio, por sua vez, foi questionado a respeito das questões legais que envolvem os procedimentos de adoção e sobre as atitudes que um profissional da área de saúde deve adotar em momentos em que a criança ou adolescente estão em risco.

Dessa forma, tanto Walter como Eustáquio abordaram questões relativas a todos os aspectos que envolvem a adoção, tanto legais como emocionais, e o que era para ser uma palestra se tornou uma troca de informações e de experiências produtiva para ambos os lados.