Visitas do Programa Cidadania e Justiça na Escola iniciam nesta terça-feira

por ACS — publicado 2018-09-10T17:55:00-03:00

Programa Cidadania e Justiça 18ª ediçãoAlunos de escolas da Asa Norte, Ceilândia e Samambaia receberão magistrados nesta semana 

As atividades da 18ª edição do Programa Cidadania e Justiça iniciam nesta terça-feira, 11/9. Os alunos da Escola Classe 403 da Asa Norte serão os primeiros a receberem as visitas dos magistrados voluntários. Na ocasião, a juíza do TJDFT Ana Cláudia Barreto irá palestrar aos estudantes do 5º ano acerca dos direitos e deveres de cada cidadão.

O Programa visa promover e simplificar o contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário. Desta forma, as visitas continuarão a todo o vapor durante o restante da semana. Na quarta-feira, 12/9, será a vez dos alunos da escola classe 29 de Ceilândia receberem o programa. Na sexta-feira, 14/9, a juíza Gislaine Reis irá até à Escola Classe 317 de Samambaia palestrar aos estudantes.

O Cidadania e Justiça na Escola é desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal - AMAGIS/DF, em parceria com o TJDFT. Para as atividades, os professores recebem uma cartilha em forma de revista em quadrinhos, que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que serão posteriormente debatidas com os magistrados, em palestras proferidas na sala de aula. As palestras são ministradas aos alunos por magistrados, conforme cronograma firmado com a Secretaria de Educação mensalmente, a cada ano. 

Até o final de 2018, o Cidadania e Justiça irá às escolas das regionais de ensino do Plano Piloto, Samambaia, Ceilândia, Gama, Planaltina e Brazlândia. Questões sobre a justiça, ética, moral, política, e os deveres e direitos fundamentais são os temas abordados nas palestras ministradas aos estudantes. Os encontros, além de promoverem a conscientização dos alunos sobre seus direitos e a forma de exercê-los, propiciam novos multiplicadores desses conhecimentos dentro das comunidades em que se encontram inseridos.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Cidadania e Justiça na Escola.