Cejusc/Super do TJDFT é destaque no quadro “No Fim das Contas” da TV Globo

por MLC — publicado 2019-04-22T17:05:00-03:00

Juíza Caroline LimaO Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania – Cejusc/Super, do TJDFT, foi tema do quadro “No Fim das Contas”, exibido na última quarta-feira, 17/4, no Bom Dia DF, da TV Globo. O quadro também foi veiculado nas filiais da emissora nos estados do Amazonas e Ceará. Clique aqui e confira a reportagem. 

No quadro, a juíza coordenadora do Centro, Caroline Lima, apresentou o espaço onde é desenvolvido o trabalho do TJDFT e falou das diversas visitas que recebem de outros Tribunais e instituições para conhecer o Programa. Diante da complexidade do problema, explicou que o Tribunal atua em 3 frentes: conciliação ou mediação para solucionar a questão; educação financeira; e acolhimento psicossocial. Pontuou que o importante é querer solucionar o problema: “Vontade é o primeiro passo”, destacou. 

A magistrada falou também da importância da conciliação e do compromisso das pessoas que constroem a solução juntos. “A gente sabe que o fenômeno do superendividamento não é só uma relação de crédito e débito. Quando a própria pessoa participa da solução, a solução não é imposta por um juiz, ela se responsabiliza muito mais”, declarou. E complementou com a orientação de resolução de conflitos do Cejusc/Super:“Conciliação sustentável! Tem que resolver de forma definitiva”. 

Ainda na reportagem, a psicóloga e supervisora do Cejusc/Super, Andréia Siqueira, falou como é feito o acolhimento das pessoas superendividadas no TJDFT: “A gente abre um espaço de fala para a pessoa reconhecer quais são os gatilhos psicossociais relacionados ao consumo ou ao superendividamento”. E afirmou: “Tem sempre uma solução!” 

CEJUSC/SUPER

O atendimento no Cejusc/Super é gratuito, está com inscrições abertas e atende todos os cidadãos do DF. Para participar, basta enviar um e-mail para super@tjdft.jus.br, com nome completo, CPF, endereço e telefones para contato ou ligar para 3103-3804/3805. 

Vinculado à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, a unidade tem como objetivo a prevenção, o tratamento e a resolução de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento. 

Está com dificuldade para lidar com seu dinheiro e sair do vermelho? Acesse a página do Cejusc/Super e saiba mais!