Estudantes do curso de Direito e de preparatório para concursos conhecem o Memorial do TJDFT

por RC — publicado 2019-04-25T16:35:00-03:00

Alunos do Direito do Centro Universitário Estácio de BrasíliaO Memorial TJDFT, palco de constantes visitas do público estudantil, recebeu nas últimas semanas, dois grupos distintos. Na terça-feira, 16/4, alunos de variados semestres do curso de Direito do Centro Universitário Estácio de Brasília conheceram as instalações do local. Já nesta terça-feira, 23/4, foi a vez de um grupo de estudantes que estão se preparando pra prestar concursos públicos visitarem o Memorial. Ambos os grupos foram recebidos pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional – NUAMI no hall do Palácio Ruy Barbosa e, na sequência, puderam assistir a uma sessão de julgamentos do Conselho Especial.

Logo após, os estudantes encaminharam-se para o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, onde assistiram ao vídeo “Programa Memória TJDFT” e realizaram visita guiada pelos 18 painéis que contam a trajetória da Justiça, desde sua origem na antiga capital Salvador até os dias atuais. Na ocasião, os alunos também conheceram o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu.

Em seguida, os visitantes ouviram explanação sobre a estrutura do Poder Judiciário no Brasil, em especial a do TJDFT, e conheceram um pouco mais sobre os desafios das diferentes carreiras jurídicas e as estatísticas da Justiça em Números 2018. A professora Gabriela Sena, da faculdade Estácio, que acompanhou os estudantes durante toda a visita, mencionou que é um aprendizado diferente: “Ver o Tribunal por dentro e assistir a palestra ilustra como é o funcionamento na prática do que aprendem na sala de aula”.

Já para o grupo de estudos preparatórios, conhecer a historia e o funcionamento do Judiciário local abre novos horizontes, inclusive, quanto à escolha de qual caminho ou profissão seguir no ramo do Direito.Estudantes concurseiros

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada hoje pela desembargadora Sandra De Santis. 

 

Foto 1: Daniel Coelho - NBastian/Divulgação TJDFT
Foto 2: TJDFT