Fórum Leal Fagundes celebra 10 anos de funcionamento

por ACS — publicado 2019-05-08T08:00:00-03:00

Nesta quarta-feira, 8/5, o TJDFT comemora os 10 anos de funcionamento do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes. A trajetória é marcada pelo seu pioneirismo na implantação do Processo Judicial eletrônico – PJe e do Cartório Judicial Único - CJU, no âmbito do Tribunal.   

Quando foi inaugurado, em 2009, o fórum, localizado no SMAS, trecho 03, lotes 04/06, era constituído por quatro blocos e contava com 17 cartórios judiciais e duas secretarias das turmas recursais. Em 2013, ganhou mais um bloco, chamado Prédio da Família, construído para abrigar as sete varas de família de Brasília, que antes funcionavam no Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, de Brasília.

Atualmente, o Fórum conta com  três secretarias e nove gabinetes  das Turmas Recursais; sete Varas da Família de Brasília; o Cartório Único e os seis gabinetes dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília; um Juizado Especial Itinerante; três Juizados Especiais Criminais de Brasília; Auditoria Militar; três Juizados Especiais da Fazenda Pública do DF; três juizados especiais de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Brasília; quatro Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs, sendo um dos juizados cíveis, um das varas de família, um dos Superendividados e um Fiscal; um miniacervo; a Coordenadoria Psicossocial do TJDFT e a Central Unificada de Desarquivamento.

Em todas as unidades atuam 46 magistrados, entre titulares, auxiliares e substitutos, e 559 servidores, responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 1.500 pessoas todos os dias.