Juiz do TJDFT integra comissão da ENFAM para criação de mestrado profissional em Direito

por ACS — publicado 2019-04-25T09:32:00-03:00

foto comissão enfamO juiz do TJDFT Fabrício Castagna Lunardi foi convocado para integrar comissão técnica na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM para apresentação de proposta de mestrado profissional em Direito, na área de concentração Gestão Judiciária, Inovação e Tratamento de Conflitos. Além de juiz do Tribunal do Júri de Samambaia, o magistrado é também vice-coordenador-geral da Escola de Administração Judiciária do TDJFT.

Segundo o magistrado, a “proposta de criação desse mestrado é estratégica para o Judiciário nacional, pois envolve o desenvolvimento de estudos e a capacitação na área de gestão judicial, otimização de julgamentos, inovação e tratamento adequado de conflitos”. 

Ainda conforme o juiz Fabrício Lunardi, “estamos trabalhando com muito afinco para apresentar uma proposta de curso de mestrado profissional que seja transformadora para os magistrados, no caminho de uma prestação jurisdicional cada vez mais efetiva, com grande impacto para a sociedade”. 

Também integram a comissão, a Secretária-Geral da ENFAM e juíza TRF5, Cíntia Brunetta; a juíza do TRF1 Vânila de Moraes; o desembargador do TRF3 José Lunardelli; a juíza do TJRS Patrícia Laydner; o juiz do TRF5 Marco Bruno Clementino e o juiz do TJPA Marcus Alan Gomes. 

Doutor e mestre em Direito pela UnB, e bacharel em Direito pela UFSM, Fabrício Castagna Lunardi foi advogado privado, defensor público do Estado do RS, advogado da União (AGU) e professor da UFSM. Aprovado nos concursos públicos para os cargos de defensor público (RS), Procurador do Estado (RS), Procurador Federal, Procurador da Fazenda Nacional, Advogado da União, Promotor do Ministério Público do Paraná (1º lugar) e juiz de direito substituto do TJDFT. O magistrado é ainda professor da Escola de Administração Judiciária do TDJFT, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados- ENFAM e de diversas outras pós-graduações em Brasília. É autor do livro “Curso de Direito Processual Civil” (Saraiva, 2017), dentre outros, e coautor dos livros “Curso de Sentença Cível” (Juspodivm, 2019) e “Curso de Sentença Penal” (Juspodivm, 2019).  É pesquisador, palestrante e membro de banca de concursos realizados pelo CESPE/CEBRASPE.