Serviço de conciliação no trânsito do TJDFT é destaque na Rede Globo

por ACS — publicado 2019-04-16T11:30:00-03:00

Juizado ItineranteCentro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Trânsito – CEJUSC/TRAN do TJDFT foi destaque em duas reportagens dos telejornais locais da TV Globo, nesta semana. A primeira matéria foi veiculada no DF 2ª edição de ontem, 15/4, e a segunda foi destaque no Bom Dia DF de hoje, 16/4. Ambas ressaltaram o alto índice de acordos alcançado pela unidade no Distrito Federal, que é de 87% dos casos levados à audiência de conciliação.

As reportagens mostraram um caso real de acidente sem vítimas ocorrido na L2 Sul e explicaram qual o procedimento adotado pelo TJDFT nestas situações. Além disso, citaram o número de vans à disposição do serviço volante, a quantidade de conciliadores e as 12 regiões administrativas atendidas pelo serviço, registrando, por fim, uma média anual de 3.800 pessoas atendidas de forma totalmente gratuita.

As matérias também abordaram casos de brigas no trânsito que levaram a mortes, além de  entrevista com professor da UnB que realizou estudo sobre estresse no trânsito.

Na contramão desses incidentes, Gustavo Meireles, supervisor do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Trânsito – CEJUSC/TRAN, falou sobre o caráter pacificador do atendimento in loco oferecido pelo Judiciário do DF: “O contexto desse serviço é justamente esse, trazer a pacificação, fazer com que as partes consigam enxergar que o diálogo da conciliação é o melhor, e que a violência não traz qualquer tipo de solução”.

As matérias estão disponíveis nos seguintes links: DF 2ª Edição e Bom Dia DF.