TJDFT celebra o Dia Mundial do Livro com o projeto Estante Livre

por SS — publicado 2019-04-23T09:00:00-03:00

Dia Mundial do Livro - Estante Livre TJDFTNesta terça-feira, 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro, ou simplesmente: Dia do Livro. Além de homenagear várias obras literárias e seus autores, a data busca conscientizar as pessoas sobre a importância e o prazer da leitura. O dia 23/4 foi escolhido em Conferência Geral da UNESCO, realizada em Paris em 1995, em razão da coincidência envolvendo gigantes da literatura mundial que morreram nessa data: William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.

No TJDFT, o projeto Estante Livre está em funcionamento desde 2016, promovendo o acesso à leitura da população que frequenta os fóruns do DF. O Estante Livre é uma iniciativa da 1ª Vice-Presidência do Tribunal, desenvolvida por meio da Subsecretaria de Biblioteca – SUBIB, em que o público tem liberdade para escolher e levar os livros que desejar para casa, sem qualquer tipo de cadastro ou ação intermediária. Caso queira, o interessado pode ficar com a obra – ou melhor, devolvê-la para que mais pessoas desfrutem da leitura.

O sucesso do projeto depende do apoio de todos. Até o momento, 18 fóruns já foram contemplados com as estantes, tendo recebido mais de 15 mil livros para serem disponibilizados à população. O Estante Livre arrecada livros dos mais variados assuntos: literários, infantis, jurídicos, didáticos, biográficos, romances, livros de autoajuda, de ficção, de poesia e de contos, entre outros.

As doações podem ser feitas em qualquer miniacervo dos fóruns do DF; na Biblioteca Desembargador Antônio Mello Martins, localizada no subsolo do Fórum de Brasília; ou nos carrinhos de coleta, localizados ao lado de cada estante livre. Faça sua contribuição! Confira abaixo onde o Estante Livre já chegou:

  1. Fórum de Brasília;
  2. Fórum de Ceilândia;
  3. Fórum Verde;
  4. Fórum do Núcleo Bandeirante;
  5. Fórum de Brazlândia;
  6. Fórum do Guará;
  7. Fórum de Samambaia;
  8. Fórum de Taguatinga;
  9. Fórum de São Sebastião;
  10. Fórum do Gama;
  11. Fórum do Recanto das Emas;
  12. Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes;
  13. Fórum de Planaltina;
  14. Fórum do Paranoá;
  15. Fórum do Riacho Fundo;
  16. Fórum Mirabete;
  17. Fórum de Santa Maria; e
  18. Fórum de Águas Claras.