TJDFT participa de Seminário sobre saúde de magistrados e servidores

por MLC — publicado 2019-04-02T18:50:00-03:00

Psicóloga Regina Lúcia NogueiraO TJDFT participou, no último dia 28/3, do 1º Seminário sobre a Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, realizado no Tribunal Superior do Trabalho - TST. A servidora e psicóloga Regina Lúcia Nogueira palestrou no evento. 

Médico do TJDFT, Glycon Cardoso falou sobre os serviços de saúde oferecidos pelo Tribunal. “Hoje, mais que nunca, o enfoque na saúde do magistrado e servidor deve ser a nossa prioridade (...) baseado na medicina preventiva”, declarou. Na ocasião, apresentou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do TJDFT – Pró-Vida e afirmou que “práticas de saúde e prevenção de doenças só podem ser sustentadas por meio da combinação de ações e campanhas para consciência, comportamento e envolvimento”. Finalizou com um conselho: “Viva Bem. Trabalhe Melhor!”. 

Regina Nogueira apresentou o programa Pró-Excelência, que é voltado para magistrados do Tribunal, contendo atividades baseadas em princípios e estudos da neurociência e da psicologia. A proposta é manter e potencializar o funcionamento cerebral dos profissionais de alta performance e excelência (magistrados), por meio do uso de estratégias neurocognitivas, ou seja, ações e/ou processos deliberadamente empregados pelo indivíduo, visando criar condições para um funcionamento ampliado do cérebro e consequente aumento da efetividade de uma dada tarefa. Secretário de Saúde do TJDFT, Glycon Cardoso

A realização do evento é uma das ações do Comitê Gestor Nacional de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ em 2015, por meio da Resolução nº 207, que institui a política de atenção ao tema. 

Segundo um levantamento divulgado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias - DPJ do CNJ, em 2017, os transtornos mentais e comportamentais foram o quarto grupo de doenças mais expressivo nas ausências ao trabalho naquele ano, com 17.826 ocorrências, correspondendo a 11,8% do absenteísmo-doença.  

Pró-Excelência e Pró-Vida

Visita do TJTO e TJMA Diante dos resultados positivos do Programa Pró-Excelência, realizado por magistrados das varas de violência doméstica do DF, o Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira, autorizou a ampliação do Programa para todos os magistrados, o que deve ocorrer já no segundo semestre deste ano.

Na última semana, representantes do TJTO e TJMA estiveram no Tribunal para conhecer o Pró-Vida. Na ocasião, a Coordenadora do Centro de Assistência Multidisciplinar, Marcella Bittencourt, apresentou todas as ações e programas desenvolvidos pelo Programa de Qualidade de Vida no Trabalho. Os visitantes parabenizaram o trabalho multidisciplinar desenvolvido pelo TJDFT e agradeceram a troca de experiências para viabilizar melhorias na assistência e promoção da saúde de magistrados e servidores da justiça, também em seus estados de origem.

 Fotos: arquivo/TJDFT