Central do Idoso recebe representantes do GDF e da OAB/DF

por SB — publicado 2019-08-01T18:03:00-03:00

Central do Idoso recebe representantes do GDF e da OABDF.jpgA 2ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Amarante Brito reuniu-se, na tarde desta quinta-feira, 1º/8, com o subsecretário de Políticas para Idoso da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal Washington Mesquita e com o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da OAB/DF, Mauro Freitas.

Participaram também da reunião a equipe que coordena a Central Judicial do Idoso, juízas Monize Marques e Gláucia Rizzo, promotora de justiça Maércia Mello e defensor Alberto Amaral. O objetivo do encontro foi trocar informações e buscar formas de estabelecer parcerias com vistas a atender as necessidades dos idosos do Distrito Federal. “Estamos todos com o mesmo objetivo de atendimento à pessoa idosa”, comentou a desembargadora, lembrando que essa é uma área prioritária e que a população idosa está em crescimento.

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do DF e da Defensoria Pública. No âmbito do TJDFT, está ligada à estrutura administrativa da 2ª Vice-Presidência. É um serviço interdisciplinar destinado a atender pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, do Distrito Federal, que tenham seus direitos ameaçados ou violados e que necessitem de orientação e atendimento na esfera judicial. Entre seus principais objetivos estão o de garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover a articulação com instituições para atendimento das demandas existentes e assessorar autoridades competentes. 

Em junho, a Central lançou a cartilha, intitulada “Pessoa Idosa - direitos, dicas e informações”. Impressa em letras ampliadas que facilitam a leitura, a cartilha versa sobre direitos dos idosos, tipos de violência, cuidados com a saúde, assistência social, atendimento jurídico e segurança. Traz também uma relação de órgãos que atuam na defesa dos direitos dessas pessoas e de centros de convivência para idosos e instituições de longa permanência. Clique aqui e conheça a cartilha em sua versão digital.

A Central atende ao público das 12h às 18h, no Fórum de Brasília, Bloco B, 4º andar, entre alas A e B. Para saber mais sobre a Central Judicial do Idoso, clique aqui.