Digitalização de processos no TJDFT é destaque em matéria da TV Globo

por ACS — publicado 2019-08-12T10:45:00-03:00

Juiz-Joel.pngA força-tarefa de digitalização de processos do TJDFT foi tema de matéria da TV Globo, exibida no último sábado, 10/8, no DFTV 1ª edição. O Tribunal, que deixará de receber processos em papel a partir de setembro, tem como meta digitalizar todo acervo até abril de 2020. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

A reportagem traz estatísticas do TJDFT, como o número médio de processos físicos recebidos por mês, quantitativo daqueles que ainda irão passar pelo procedimento de digitalização e número de processos já digitalizados na 1ª e 2ª instâncias. Além disso, ela explica a forma de trabalho da equipe que compõe a força-tarefa, desde a higienização até a inserção dos documentos digitalizados no sistema informatizado do Processo Judicial Eletrônico – PJe.

Em entrevista concedida para a matéria, o juiz Joel Rodrigues Chaves Neto, coordenador de equipes da força tarefa da digitalização, falou sobre o procedimento de inserção de dados no PJe e o prazo de guarda dos processos físicos para eventuais impugnações das partes. “Tem um período de 60 dias para as partes eventualmente impugnarem e verificarem algum defeito na digitalização e, após esse período, todos esses processos são encaminhados para alguma cooperativa de reciclagem que tem uma função socioambiental”.

Juiz-Paulo-Giordano.pngO juiz auxiliar da Presidência, Paulo Rogério Giordano, falou sobre as vantagens do PJe. “O Processo Judicial Eletrônico é um processo mais ágil, que confere uma agilidade maior e um acesso maior ao processo pelo jurisdicionado e pelo advogado dele, evidentemente”.

Por meio de um painel eletrônico, os gestores monitoram a evolução dos trabalhos realizados em ambas as instâncias, acompanhando os resultados e contribuindo para a implementação de uma gestão cada vez mais sustentável e 100% digital.