TJDFT abre exposição conjunta de artistas com fotos e telas no Memorial

por RC — publicado 2019-08-26T19:40:00-03:00

Memorial.pngNesta segunda-feira, 26/8, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte recebeu a abertura da exposição de fotografias e pinturas “Luz, Clicks & Tintas”, dos artistas Jonas Pimentel e Donizetti Garcia. A mostra foi prestigiada pela 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis, magistrados, servidores e alunos do Centro Educacional 04 de Taguatinga.

A exposição reúne a sensibilidade do jovem fotógrafo Jonas Pimentel e a experiência do artista plástico Donizetti Garcia. As 15 fotos de Jonas compõem o traçado do espaço coletivo urbano, trazendo detalhes dos ambientes naturais, arquitetônicos e monumentais. Já Donizetti traz seis fotos e nove pinturas que mostram o real e o abstrato em composições que desafiam a visão do expectador. Dentre as obras expostas, a desembargadora 1ª Vice-Presidente escolheu uma de cada artista para compor o acervo do Memorial TJDFT. Das fotografias de Jonas, escolheu “Formiga- Livre interpretação”, que entendeu demonstrar o trabalho em equipe exercido no TJDFT. Já do artista Donizetti, escolheu o quadro “A janela e o espaço cúbico”.

Jonas Pimentel Freitas é uma jovem promessa da área de fotografia. Com apenas 17 anos e nascido em Taguatinga, é estudante do CEMTN – Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte e aluno integrado do Centro de Excelência em Altas Habilidades, desde 2011, onde recebe formação na área de artes visuais. Apesar da idade, Jonas já realizou oito exposições, inclusive no TJDFT, no ano passado. 

Donizetti Garcia é paulista crescido em Brasília, pós-graduado em artes visuais pela Faculdade SENAC-DF, e em perícia em obras de arte pela Escola Técnica Templo das Artes, SP. Pesquisador, utiliza elementos como ácido, metais e acrílica em suas composições. Além disso, tem dedicado grande parte de seu tempo estudando as aplicações do pastel seco em vários suportes.

Nosso Museu

Memorial TJDFT.JPG

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do TJDFT, cargo exercido pela desembargadora Sandra De Santis. 

 

 Fotos: Daniel Coelho Moutinho - NBastian/Divulgação TJDFT