Maria da Penha Vai à Escola realiza oficinas no Gama e Núcleo Bandeirante

por CS — publicado 2019-08-01T16:32:00-03:00

oficina maria da penha vai a escola.jpgÀs vésperas da XIV Semana da Justiça pela Paz em Casa, o projeto Maria da Penha Vai à Escola, do TJDFT,  segue com as atividades pelas cidades do Distrito Federal. Ao longo desta semana, as ações do programa chegaram ao Instituto Umanizzare, localizado no Núcleo Bandeirante, e à Coordenação Regional de Ensino Público do Gama, com o objetivo de instruir os profissionais das localidades sobre a Lei Maria da Penha e as questões relativas à violência contra a mulher.

Na última terça e quarta-feira, 30 e 31/7, uma pedagoga, uma psicóloga e uma assistente social do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM, setor responsável pelas ações no âmbito do TJDFT, estiveram no Instituto Umanizzare, onde realizaram duas oficinas voltadas para os profissionais que atuam com as famílias encaminhadas pela rede de proteção às mulheres. As temáticas abordaram comunicação não-violenta e prevenção à violência de gênero e identificação, acolhimento e encaminhamento das situações de violência sexual.

Na última quarta, 31/7, e nesta quinta, 1º/8, a Coordenação Regional de Ensino do Gama recebeu a visita de uma assistente social do NJM, que ministrou oficinas sobre prevenção e enfrentamento à violência sexual às orientadoras educacionais que atuam naquela região. Entre os temas abordados, estavam sinais da violência sexual contra crianças e adolescentes, fatores de risco e de proteção, o papel da escola no acolhimento, bem como as formas adequadas de encaminhamento. Os participantes também puderam vivenciar atividades práticas de como desenvolver em suas escolas o acolhimento a crianças e adolescentes.

Temas como os abordados na oficinas desta semana também serão debatidos no II Congresso Maria da Penha Vai à Escola, que acontece dia 19/8, com a realização de palestras e oficinas. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário disponível aqui. O evento acontece na abertura da XIV Semana pela Paz em Casa, mobilização nacional que envolve todos os tribunais do país na conscientização sobre o combate à violência doméstica. 

Leia também

Inscrições abertas para o II Congresso Maria da Penha Vai à Escola