TJDFT alerta sobre golpes aplicados em nome do Tribunal

por TT — publicado 2019-08-28T18:45:00-03:00

desenho de um balão de diálogo, amarelo, contendo a frase: atenção aos golpes que utilizam o nome do TJDFT.

O TJDFT alerta a população sobre um tipo de golpe envolvendo o nome das serventias judiciais do Distrito Federal. A prática consiste no envio de e-mails sobre andamentos de processos em nome do TJDFT, supostamente disponíveis no sistema EPROC.

Trata-se de um ataque conhecido como “E-mail Spoofing”, utilizado por pessoas mal-intencionadas para falsificar o remetente de uma mensagem de e-mail, substituindo o campo “DE/FROM” para um endereço de e-mail de uma instituição legítima.

O TJDFT esclarece que não utiliza o sistema EPROC para o tramite de processos judiciais eletrônicos, mas sim o Processo Judicial eletrônico – PJe. Além disso, o Tribunal não encaminha e-mails solicitando dados pessoais de usuários ou a instalação de programas/arquivos. 

Assim, o TJDFT alerta os cidadãos a ficarem atentos ao receberem e-mails em nome do Tribunal. Pessoas mal-intencionadas comumente cometem erros grosseiros ao encaminhar tais e-mails, como a citação ao sistema EPROC enquanto o sistema utilizado na Casa é o PJe.  Além disso, orienta que tais mensagens sejam excluídas/ignoradas e que os usuários que, por acaso, tenham clicado no link atualizem e realizem a varredura do equipamento por meio antivírus de confiança. 

A equipe técnica do TJDFT reportou o golpe ao Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil – CERT.br, responsável por tratar incidentes de segurança em computadores que envolvam redes conectadas à Internet no Brasil.