TJDFT recebe crianças de escolas públicas do DF para abertura do Cidadania e Justiça na Escola

por ACS — publicado 2019-08-23T11:58:00-03:00

foto1.pngO Programa Cidadania e Justiça na Escola deu início às suas atividades na manhã desta sexta-feira, 23/8, em solenidade realizada no auditório Sepúlveda Pertence, que contou com a presença de magistrados, autoridades, coordenadores, professores e alunos das escolas que participarão das atividades deste ano. O projeto é uma parceria entre o TJDFT, a Associação dos Magistrados do Distrito Federal – AMAGIS/DF e a Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Em sua palavra de abertura, o Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira, lembrou um caso da época em que presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do DF, de honestidade de uma criança que encontrou uma bolsa com dinheiro e esforçou-se para devolvê-la ao dono. Com base na atitude do garoto, que ganhou as manchetes dos jornais da época, destacou a importância de se viver uma vida baseada na honestidade, simplicidade, mansidão, humildade e caridade, e ressaltou sua satisfação por estar em um auditório repleto de crianças que estavam ali para aprender. “A sabedoria não está nas mãos dos doutos, mas com os caridosos, que distribuem seu saber”, afirmou.

O Secretário de Estado de Educação do Distrito Federal, João Pedro Ferraz dos Passos, lembrou aos presentes a necessidade de valorização do trabalho dos magistrados envolvidos no programa. “Esses juízes e juízas que estão aqui têm a função de julgar no Estado, um trabalho muito importante e que demanda muito tempo e dedicação. Quando eles desenvolvem um projeto como esse, não tem como não abraçar”, ressaltou.

foto2.pngA coordenadora do Programa Cidadania e Justiça na Escola, juíza Geilza Fátima Cavalcanti Diniz, interagiu bastante com as crianças ao explicar o que vai acontecer durante o programa, as atividades que serão desenvolvidas e a necessidade de participação ativa dos estudantes. “É um prazer enorme receber todos vocês aqui, na nossa Casa, e nós queremos agradecer muito às professoras e coordenadoras que abraçam esse projeto todo”, disse a magistrada.

Em seguida, teve a palavra a juíza Maria Isabel da Silva, representando o Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB, que declarou sua alegria por ter participado do programa desde a sua criação e, com o intuito de instruir as crianças, deixou um importante recado sobre a necessidade de expor às professoras e professores situações domésticas que estejam causando qualquer tipo de aflição. “Tudo o que vocês não puderem falar em casa, falem com a professora na escola. Elas podem ajudar vocês”.

foto3.pngO Presidente da AMAGIS/DF, juiz Fábio Esteves, fechou os discursos de abertura da solenidade convidando os alunos a já começarem a refletir sobre o que é fazer a coisa certa. “Queremos mostrar pra vocês que essa coisa de fazer justiça não é só coisa de juiz. É coisa nossa de todos os dias, nas nossas casas, na escola, na rua e na comunidade. Muito obrigado pela dedicação dos professores por organizarem a vinda de vocês aqui nessa plateia, que hoje é uma das cenas mais bonitas que estamos vendo nos últimos tempos, pelo menos para mim. As crianças têm tudo para poder mudar o perfil, a cara e a missão da justiça brasileira”, finalizou o magistrado.

O Secretário Executivo da POUPEX, General de Brigada Celso Krause Schramm, falou sobre a importância do programa para a formação de cidadãos e cidadãs e realçou o papel dos professores neste contexto. “No momento em que os senhores e as senhoras deixam um pouco de lado o ensino da matemática, do português, da geografia e da história, e passam a participar da formação cidadã de cada um dos alunos, vocês passam do estágio de professores e professoras para o estágio de mestres. E é isso o que se espera de cada um de vocês”, destacou o general, em agradecimento do trabalho destes profissionais.

foto7.pngAo final da solenidade, alunos da Escola Classe Cora Coralina, de Sobradinho, realizaram uma apresentação cultural denominada “Cordel da Honestidade”, em que alunos vestidos com chapéus de cangaceiro fizeram a leitura de um cordel sobre as mais simples e diversas formas de se manter honesto na sociedade.

   

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa Cidadania e Justiça na Escola.

Fotos: Daniel Coelho Moutinho - NBastian/Divulgação TJDFT