Fórum do Gama ganha Galeria de Diretores

por MLC — publicado 2019-12-06T17:46:00-03:00

galeria-do-gama.jpgNa tarde desta sexta-feira, 6/12, o juiz Manoel Franklin Fonseca Carneiro, atual diretor do Fórum Desembargador José Fernandes de Andrade, inaugurou oficialmente a Galeria de Diretores do Fórum do Gama. A solenidade ocorreu no hall de entrada do prédio, localizado na Área Especial, Quadra 1, Setor Norte do Gama e contou com a presença de diversas autoridades.

O magistrado disse ser uma imensa satisfação inaugurar a galeria: "uma justa homenagem em reconhecimento ao trabalho desempenhado na direção deste Fórum do Gama", afirmou. Em seu discurso, pontuou o papel do diretor do Fórum como incentivar juízes, servidores e terceirizados a criar e apresentar ideias para melhor atendimento aos jurisdicionado.

O juiz ressaltou também as conquistas de sua gestão: elevadores novos, abertura do restaurante, colocação de divisórias, balcões novos, acessibilidade e reajustes nas unidades de violência doméstica. "Agora, os agressores não são vistos pelas vítimas. Elas ficam em uma sala reservada com segurança". O próximo passo, segundo o magistrado, é instalar dentro do Fórum um caixa eletrônico da Caixa Econômica, reivindicação de muitos jurisdicionados.

O diretor que esteve mais tempo a frente da direção do Fórum, juiz Arquibaldo Portela, relembrou o esforço dispendido para sua criação. "No início, faltava sempre energia e água e tínhamos que cancelar as audiências.", contou. Encerrou falando do longo tempo que foi diretor: "aqui passei a parte mais importante da minha vida: cheguei aqui menino...", declarou.

Estiveram presentes o desembagador Jesuíno Aparecido Rissato, desembargador José Divino de Oliveira, juízes Gilberto de Souza Sá, José Ronaldo Rossato, Luciana Maria Pimentel Garcia, Luís Gustavo Barbosa de Oliveira, Soníria Rocha Campos D'assunção, Francisco Marcos Batista, Maura de Nazareth, Presidente da OAB Subseção Gama/Santa Maria, Amaury Santos de Andrade; Secretária -Geral Adjunta da OAB Subseção Gama/Santa Maria, Lidiane Vivian Xavier da Silva; Defensor Público, Roberto Oliveira Coimbra, demais autoridades e servidores.

Fórum do Gama

A primeira sede do Fórum do Gama foi inaugurada em 16 de julho de 1976, pelo então Presidente do TJDFT, Desembargador Lúcio Batista Arantes. As varas ali instaladas ainda pertenciam à Circunscrição Judiciária de Brasília, fato que perdurou até a publicação da Lei de Organização Judiciária do DF, Lei nº 6.750/1979, que criou, dentre outras, a Circunscrição Judiciária do Gama, composta naquela ocasião por 2 Varas Cíveis e 1 Vara Criminal.

No dia 8 de agosto de 2001, o Fórum do Gama ganhou uma nova sede, inaugurada pelo então Presidente do Tribunal, o Desembargador Edmundo Minervino Dias. Atualmente, o Gama conta com uma Vara do Tribunal do Júri e dos Delitos de Trânsito, duas Varas Cíveis, duas Varas Criminais, duas Varas de Família e de Órfãos e Sucessões, um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, além de dois Juizados Especiais Cíveis e Criminais, um Centro Judiciário de Justiça Restaurativa e um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania.

A estrutura atende a população da Circunscrição Judiciária do Gama, composta pelas cidades do Gama, DVO, Engenho das Lajes, e da área rural entre essas localidades, com uma população superior a 140 mil habitantes.

Foto: Samuel Figueira - Proforme/Divulgação TJDFT