Juíza do TJDFT participa de audiência pública sobre feminicídio na CLDF

por ACS — publicado 2019-12-09T17:10:00-03:00

1910962SA (5).jpgA juíza Fabriziane Zapata, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Riacho Fundo e coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT, falou sobre as iniciativas do Tribunal relativas à violência contra a mulher durante a 1ª Audiência Pública “A Lei do Feminicídio e seus efeitos em quatro anos de vigência no Distrito Federal”. A audiência, uma iniciativa da Comissão Parlamentar de Inquérito do Feminicídio do DF, foi realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta segunda-feira, 9/12, às 9h.

A magistrada afirmou que o Tribunal é referência nacional no assunto quando se trata de estrutura, uma vez que todas as circunscrições do DF contam com juizados especializados em violência familiar contra a mulher. Além disso, apresentou os projetos desenvolvidos pela Casa que têm como objetivo prevenir e combater este tipo de violência e ressaltou a necessidade de melhorias do sistema de prevenção ao feminicídio.

“O caminho é fortalecer a rede de proteção à mulher equipando melhor as equipes de assistência social, saúde e grupos reflexivos que trabalham no apoio às vítimas de violência e na conscientização dos homens envolvidos nestes crimes. Não precisamos de mais lei. Precisamos aplicar o que já temos”, ressaltou a juíza.

A audiência pública foi conduzida pelo presidente interino da CPI do Feminicídio do DF, deputado Cláudio Abrantes. Compuseram a mesa dos debates, ainda, os deputados Fábio Felix, relator da CPI, e Arlete Sampaio, além das seguintes palestrantes: as professoras da Universidade de Brasília – UnB Eliete Gonçalves Alves e Lourdes Bandeira; Dra. Gabriela Rondon, da Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero; Ana Carolina Andrade e Maria da Conceição Krause, da PCDF; e Fabrícia da Hora Pereira, do MPDFT.

Para mais informações sobre a atuação do TJDFT no combate à violência contra a mulher, clique aqui.

Foto: Silvio Abdon/CLDF