TJDFT inaugura datacenter hoje e reforça proteção de dados e sistemas

por SB — publicado 2019-12-16T10:02:00-03:00

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT inaugura, nesta segunda-feira, 16/12, seu Container Datacenter - CDC, ambiente destinado a proteger os dados do Tribunal, bem como a garantir a continuidade dos sistemas, em casos de danos ou desastres naturais. A cerimônia de inauguração contará com a presença do Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira, e será realizada às 15 horas, no Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes. 

Projetado para operar de forma ininterrupta, o CDC funcionará como site redundante dos dados do Tribunal, tanto para os sistemas judiciais como para os administrativos, fazendo com que as informações contidas no datacenter principal da Casa, localizado no Fórum de Brasília, sejam replicadas para o container que fica a 8km de distância, no Fórum Leal Fagundes, de forma a garantir a preservação das informações. A distância entre os dois datacenters permite que, em caso de desastre em um dos sítios, o outro assuma o processamento e, assim, a disponibilidade dos sistemas seja mantida. O tráfego dos dados é feito por fibra ótica contratada exclusivamente para esse fim e também via rede.

Autoportante, móvel e adaptável, o CDC é uma sala cofre com alta resistência mecânica e segurança contra alagamentos, intempéries, vandalismos e incêndios. Sua estrutura física está fixada sobre base elevada do solo e conta com climatização de alta precisão e segregada por corretores quente e frio, paredes em chapas de aço e sistema de detecção e combate a incêndio. Dispõe também de nobreak e gerador dedicado, permitindo que continue em funcionamento em caso de queda de energia.

Com 13,45m comprimento, 3,40m de largura e 2,80m de altura, o container pesa 20 toneladas e é composto por uma antessala e uma sala com 10 racks de TI, nos quais as informações são armazenadas e os dados processados. Possui controle de acesso por biometria permitindo apenas a entrada de pessoas autorizadas e um sistema de câmeras internas e externas, garantindo a vigilância 24 horas por dia.

A operação do CDC ficará a cargo do Serviço de Monitoramento e Administração de Data Centers – SERMAD da Coordenadoria-Geral de Tecnologia da Informação – CGTI.