Inscrições abertas para o II Congresso Maria da Penha Vai à Escola

por CS — publicado 2019-07-22T15:45:00-03:00

Arte de divulgação do evento. Foto de um quadro verde de escola, com a imagem de uma mulher sentada sobre uma margarida, símbolo do Núcleo Judiciário da Mulher.Evento marca a abertura da 14ª Semana Justiça pela Paz em Casa no DF

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Maria da Penha Vai à Escola, que acontece dia 19/8, das 8h30 às 18h, no Auditório do Corpo de Bombeiros Militares do DF, no Setor Policial Sul. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário disponível aqui. O evento marca a abertura da 14ª Semana Justiça pela Paz em Casa, mobilização nacional que envolve todos os tribunais do país, de 19 a 23/8, na conscientização sobre o combate à violência doméstica. 

Na programação do Congresso, está prevista a entrega das premiações do 1º Prêmio Maria da Penha Vai à Escola, que selecionou, entre as escolas públicas do Distrito Federal, as melhores práticas para prevenção de violência contra a mulher. Além disso, serão oferecidas oficinas pedagógicas aos professores e demais profissionais da educação da rede pública do DF.

A professora Sheila Giardini Murta, do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília - UnB, ministrará a oficina sobre prevenção de relações afetivo-sexuais tóxicas. Já as servidoras do NJM Márcia Borba e Renata Bevilaqua realizarão oficina sobre prevenção à violência sexual. A servidora Myrian Sartori, por sua vez, vai falar sobre Comunicação Não Violenta. Na ocasião, as professoras Aldenora Macedo e Glacilene Caiana, da Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Educação do DF vão apresentar o Programa Mulheres Inspiradoras.

Durante o evento, haverá o painel de debate O Papel da Escola no Atendimento e Encaminhamento das Situações de Violência Sexual, que contará com a participação de Silvia Lordello, professora doutora da UnB; de Ana Cristina Santiago, delegada-chefe da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA; e de Polyana Marra Soares, gestora do Posto de Depoimento Especial do TJDFT. 

A programação completa do Congresso pode ser acessada aqui

Semana Justiça pela Paz em Casa

Realizada por meio do Núcleo Judiciário da Mulher - NJM, no âmbito do TJDFT, a Semana da Paz em Casa visa promover a conscientização contínua sobre o problema da violência de gênero, alcançando comunidade e instituições parceiras, bem como realizar esforço concentrado de audiências e sentenças nos 19 Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher espalhados pelo DF.

Para esta 14ª edição estão previstas, além do Congresso, uma série de atividades, entre elas ação de panfletagem em locais de grande circulação de pessoas, com distribuição de material informativo que visa ajudar as mulheres a identificarem situações de risco, real ou potencial, em seus relacionamentos, e divulgar os endereços de instituições parceiras que integram a rede de apoio.