Juíza do TJDFT publica artigo sobre militarização de escolas no Correio Braziliense

por ACS — publicado 2019-02-12T12:55:00-03:00

Artigo Dra. GlauciaA juíza Gláucia Foley, titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJDFT, publicou o artigo “Militarização das escolas: paz ou medo?” na edição dessa segunda-feira, 11/2, do jornal Correio Braziliense. No texto, a magistrada do TJDFT critica o novo modelo Programa de Gestão Compartilhada, que vem sendo implementado em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal.

O Programa de Gestão Compartilhada, um “eufemismo para a militarização das escolas”, para a magistrada, tende a limitar a formação crítica dos alunos “às aulas de ‘moral e cívica’”, com um “sistema pautado na vigilância e na punição”. Para ela, o novo sistema “não é capaz de lidar com o complexo fenômeno da violência escolar”, pois possui uma “abordagem adestradora” do processo educacional.

A juíza Gláucia cita, como alternativa, o Programa Justiça Comunitária do TJDFT que, por meio do projeto “Vozes da Paz”, colabora com o processo de pacificação em escolas da Ceilândia estimulando “a adoção de dinâmicas de diálogo que envolvem todos os membros da comunidade escolar, em uma estrutura horizontal, circular e de reciprocidade”. Para ela, “a disciplina – essencial em qualquer processo educativo – não resulta do medo, mas da corresponsabilidade de cada um pela construção de um espaço seguro de autonomia, dignidade e respeito”.

O texto completo está disponível na página de Artigos do TJDFT. Clique aqui para acessá-la.

Para acessar o texto no site do Correio Braziliense, clique aqui.