Livro sobre Direito Latino-Americano é lançado no Memorial TJDFT

Desembargador do TJDFT é coautor da obra, que reúne trabalhos de alunos de doutorado de Buenos Aires
por SS — publicado 2019-02-11T18:35:00-03:00

Lançamento de livro no Memorial TJDFTNa tarde desta segunda-feira, 11/2, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte abriu a temporada 2019 de exposições e lançamentos de livros com o lançamento da obra "Temas Contemporâneos de Direito Latino-Americano". O livro foi organizado por Marilane Lopes Ribeiro e outros especialistas em Direito, e conta com artigo do desembargador do TJDFT Arnoldo Camanho de Assis. O evento foi bastante prestigiado por servidores, familiares, alunos de Direito, advogados, membros do MPDFT e magistrados, dentre os quais a 1ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Sandra De Santis, e a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal, Fabiana Costa.

O desembargador Arnoldo Camanho de Assis discursou em nome do grupo de autores e destacou trecho do prefácio da obra, escrito pelo coordenador do curso de Direito da Universidade de Buenos Aires, Ricardo Rabinovich-Berkman: “Basta olhar os títulos destes 23 bem talhados trabalhos, para entender que se trata de uma obra conjunta variada, com temáticas que tratam três eixos principais e outras questões mais individuais. A tríade referida compõe-se com questões de direito do trabalho, de direitos existenciais da pessoa humana e de problemas ambientais.” O desembargador agradeceu pela honra de fazer parte dessa obra e registrou sua satisfação pessoal em ver o evento de lançamento do livro realizado em sua própria Casa, o TJDFT.

Em seguida a advogada Marilane Lopes Ribeiro, uma das organizadoras da obra, agradeceu a presença de todos, em especial à equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional – NUAMI, pela realização do evento. Em seu discurso, relatou que o livro é fruto de um projeto nascido em sala de aula, ressaltando a importância da vida acadêmica: “Nós, operadores do Direito, devemos sempre continuar estudando, o que ajuda no crescimento de todos. Espero que, com essa obra, possamos refletir sobre a situação do nosso país e demais países latino-americanos”. A advogada concluiu sua fala destacando a doação de um exemplar do livro para o Memorial, e outro para a Biblioteca do TJDFT. Além de Marilane Lopes Ribeiro, o livro tem como organizadores: Edson Oliveira da Silva; Frederico Santos Paiva; Gilberto Geraldino Filho e James Hallison Gambeta.

Lançamento de livro no Memorial TJDFTMarilane Lopes Ribeiro é advogada, nascida em Brasília, formada em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - AEUDF e aluna do Programa de Doutorado em Direito Civil da Universidade Federal de Buenos Aires. Sócia-fundadora da Associação Brasileira de Advogadas - ABRA, a advogada recebeu, em 2018, moção de louvor pelos relevantes serviços prestados à população do DF e do Brasil na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O desembargador Arnoldo Camanho de Assis é graduado em Direito pela Universidade de Brasília, onde cursou o mestrado em Direito e Estado; pós-graduado em Direito do Consumidor pela Universidade de Coimbra, em Portugal; e aluno do Programa de Doutorado em Direito Constitucional da Universidade Federal de Buenos Aires, na Argentina. Além disso, é professor de Direito Processual Civil no Instituto Brasiliense de Direito Público, na Escola da Magistratura do DF e na Faculdade Atame. O desembargador também é membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Academia Brasileira de Direito Processual Civil e presidente da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil.

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.

Foto: Daniel Coelho-NBastian/Divulgação TJDFT