Memorial do TJDFT sedia hoje lançamento de livro sobre Direito Latino-Americano

Desembargador do TJDFT é co-autor da obra, que reúne trabalhos de alunos de doutorado de Buenos Aires
por ACS — publicado 2019-02-11T09:10:00-03:00

Livro Temas Contemporâneos de direitoNesta segunda-feira, 11/2, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte sedia o lançamento do livro "Temas Contemporâneos de Direito Latino-Americano", que conta com artigo do desembargador do TJDFT Arnoldo Camanho de Assis. O lançamento da obra, organizada por Marilane Lopes Ribeiro e outros especialistas em Direito, ocorrerá às 17h no espaço cultural do Tribunal, localizado no 10º andar do Bloco A do Fórum de Brasília.  O evento vai abrir a temporada 2019 de exposições artísticas e difusão de livros do Memorial. 

A obra reúne 23 artigos de distintos juristas e aborda diversos temas relacionados ao Direito Latino-Americano, divididos em três principais eixos: questões de Direito do Trabalho, de direitos existenciais da pessoa humana e de problemas ambientais. Além de Mariane Lopes Riberio, o livro tem como organizadores: Edson Oliveira da Silva; Frederico Santos Paiva; Gilberto Geraldino Filho e James Hallison Gambeta.

Marilane Lopes Ribeiro é advogada, nascida em Brasília, formada em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal - AEUDF e aluna do Programa de Doutorado em Direito Civil da Universidade Federal de Buenos Aires. Sócia-fundadora da Associação Brasileira de Advogadas - ABRA, a advogada recebeu, em 2018, moção de louvor pelos relevantes serviços prestados à população do DF e do Brasil na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O desembargador Arnoldo Camanho de Assis é graduado em Direito pela Universidade de Brasília, onde cursou o mestrado em Direito e Estado; pós-graduado em Direito do Consumidor pela Universidade de Coimbra, em Portugal; e aluno do Programa de Doutorado em Direito Constitucional da Universidade Federal de Buenos Aires, na Argentina. Além disso, é professor de Direito Processual Civil no Instituto Brasiliense de Direito Público, na Escola da Magistratura do DF e na Faculdade Atame. O desembargador também é membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Academia Brasileira de Direito Processual Civil e presidente da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil.

Memorial TJDFT

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.