NJM/TJDFT anuncia ampliação de programa de agentes de segurança autores de violência doméstica

por AB — publicado 2019-02-26T11:30:00-03:00

Juiz Ben-Hur Viza

O Núcleo Judiciário da Mulher - NJM do TJDFT reuniu-se nesta segunda-feira, 25/2, com representantes da SSP/DF, PMDF, PCDF, DETRAN/DF e CBMDF, para apresentar os resultados dos encontros realizados com grupos reflexivos formados por bombeiros e policiais militares autores de violência doméstica e anunciar a expansão do programa.

No decorrer de 2018, 33 membros das corporações citadas participaram dos encontros realizados por profissionais da SSP/DF, capacitados para tanto, e supervisionados por assistente social do NJM. Até então, apenas policiais militares e bombeiros participavam dos grupos. A partir de 2019, policiais civis, agentes do DETRAN e agentes penitenciários também serão encaminhados à atividade, prevista para ter início no próximo mês de março.

NJM

A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre o TJDFT e a SSP/DF e integra o Programa de Instrução Lei Maria da Penha  – PLMP, que tem por objetivo desenvolver ações voltadas aos profissionais de segurança pública que respondem a processos judiciais da Lei Maria da Penha, por envolvimento em episódios de violência contra mulher e crimes de feminicídio. Os encontros abrangem reuniões e dinâmicas de grupo com foco nas questões de gênero, no sistema de crenças e mitos, na comunicação não violenta e na auto-responsabilização.

Para o juiz Ben-Hur Viza, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante, coordenador do Núcleo Judicial da Mulher e um dos mentores da iniciativa, essa parceria demonstra o compromisso e engajamento do Distrito Federal e suas forças de segurança em promover a mudança de atitude e comportamento de seus agentes, aliando-se ainda mais ao Judiciário no enfrentamento à violência doméstica.

Clique aqui para acessar o álbum de fotos do evento disponível no Flickr do TJDFT.

Fotos: Daniel Coelho-NBastian/Divulgação TJDFT