Repentista agradece com versos atendimento no CEJUSC do TJDFT

por SB — publicado 2019-02-20T17:20:00-03:00

Repentista da ConciliaçãoExiste um momento em que a linha do horizonte da Justiça parece ser surpreendida pelos raios de um alvorecer de poesia. No caso do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC do TJDFT, esse momento veio na sexta-feira, 7 de fevereiro, junto com o vendedor de cocos Manoel Antônio de Souza, de 75 anos de idade, em uma audiência de conciliação.

Repentista com muito orgulho, o estudante do quarto semestre de Direito procurou o CEJUSC do Núcleo Bandeirante para resolver um desentendimento. Ao final da audiência, respondeu ao questionário de satisfação da forma que mais combina com ele - fazendo um repente: Fiquei muito satisfeito / A Deus peço a bênção / Porque estive no CEJUSC / De fato amei de coração / Onde participei de uma denúncia / Que fiz com precisão / Mas na presença de Iêda e Daniel / Houve uma ótima conciliação.

Os versos surpreenderam a equipe que atendeu seu Manoel, homem religioso e cheio de vitalidade que atribui a saúde de que goza aos hábitos alimentares saudáveis. Militar aposentado, o paraibano Manoel é filho de repentista e considera que o veio poético está em seu sangue. Futuro advogado, defende com maestria a importância da literatura de cordel e a influência que exerceu na obra de gigantes das letras brasileiras como Guimarães Rosa e Ariano Suassuna.

Com o mesmo entusiasmo, relata a acolhida que recebeu no CEJUSC a quem dá “nota mil”, ressaltando que a conciliação valeu a pena e que a equipe que o atendeu foi muito atenciosa. Após a audiência de conciliação de que participou, o moderno Manoel, que utiliza o celular para registrar suas criações, enviou ainda uma mensagem de texto para o CEJUSC com nova manifestação de gratidão em forma de setilha: Uma boa sexta feira / Falo aqui neste cordel / Pra Iêda e Terezinha / E também pra Daniel / Gente digna e bacana / Que conheci esta semana / Assim fala o poeta Manoel.

Ouvido pela Assessoria de Comunicação Social do TJDFT, o poeta morador da Candangolândia recitou mais um repente que foi gravado em vídeo e pode ser visto clicando aqui.

 

SERVIÇO

Quero Conciliar!Atualmente, o TJDFT conta com 21 CEJUSC’s, que, assim como o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação - NUPEMEC, estão vinculados à 2ª Vice-Presidência da Casa. Durante o ano de 2018, os CEJUSCs realizaram um total de 59.674 audiências de conciliação, que levaram a 17.592 acordos. Além disso, o TJDFT disponibiliza em seu site o Canal Conciliar, por meio do qual é possível solicitar audiência de conciliação ou mediação em um dos CEJUSCs, seja na fase pré-processual ou processual. Para saber como funciona o Canal Conciliar, clique aqui

O TJDFT também oferece atendimento gratuito, por meio do CEJUSC-TRAN, a demandas relacionadas a acidentes de trânsito envolvendo, exclusivamente, veículos automotores terrestres: carros, caminhões, motocicletas e ônibus. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, somente em dias úteis. Para chamar a unidade móvel ao local do acidente LIGUE 0800 644 20 20.

Além do CEJUSC-SUPER, que atua de forma multidisciplinar oferecendo apoio judicial, psicossocial e educacional para cidadão superendividado que deseja negociar suas dívidas e aprender a lidar melhor com as questões financeiras, em breve, entrará em funcionamento também o CEJUSC-Fiscal.

Conciliação: a maneira mais rápida e fácil de solucionar seus litígios!