SEEU: implantação do sistema no TJDFT é elogiada por advogado

por RM — publicado 2019-02-14T10:25:00-03:00

TJDFT 100% SEEU

Recentemente implantado em todas as varas de execução penal do TJDFT, o SEEU já colhe elogios dos usuários. A Ouvidoria-Geral do TJDFT recebeu, no último dia 7/2, uma manifestação positiva feita por um advogado que congratulou o Tribunal e, em especial, a equipe de servidores e estagiários da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal – VEP/DF pelo trabalho de implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificado – SEEU.

O advogado ressaltou que, apesar de não poder falar em nome da Ordem dos Advogados do Distrito Federal e nem de todos os seus colegas de profissão, tem certeza que eles também estão satisfeitos com a mudança na forma de tramitação dos processos.

Ao manifestar seu contentamento, o causídico registrou: “Meus sinceros parabéns ao TJDFT por essa iniciativa, mais especificamente aos servidores e estagiários, homens e mulheres atuantes na VEP que somente com amor, dedicação, zelo, comprometimento e responsabilidade conseguiram realizar tarefa tão difícil em pouco espaço de tempo, de forma competente. Infelizmente, não consigo colocar em palavras minha admiração e respeito, mas sintam-se abraçados. Os senhores têm aqui um fã. Muito obrigado”.

SEEU no TJDFT

O Sistema Eletrônico de Execução Unificado – SEEU começou a funcionar na VEP no dia 24/1 e todos os processos de execução penal do TJDFT passaram a tramitar de forma eletrônica no dia 4/2, quando não só a VEP, mas também a Vara de Execuções Penais em Regime Aberto – VEPERA, finalizaram a inclusão de seus processos no sistema. Contudo, o SEEU já vinha sendo usado no Tribunal desde 2016 na Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas do DF – VEPEMA, onde foi implementado como projeto-piloto.

A implementação do sistema nas varas de execução penal do DF é fruto de uma força tarefa que, desde o dia 8/1, digitalizou e cadastrou quase 80 mil processos (51 mil da VEP e 28,8 mil da VEPERA). O trabalho contou com a participação direta de 80 servidores (58 da VEP e 22 da VEPERA) e de 46 estagiários. A equipe trabalhou de domingo a domingo, das 7h às 19h durante a semana, e das 8h às 21h nos finais de semana, em turnos de revezamento. A força tarefa contou ainda com apoio de servidores da VEPEMA, da 1ª Vice-Presidência do TJDFT, do Núcleo de Digitalização – NUDIG e do Núcleo de Apoio aos Cartórios de Primeira Instância – NUCART do Tribunal.

O SEEU é um sistema do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR, que permite o controle informatizado da execução penal e das informações relacionadas ao sistema carcerário brasileiro em todo território nacional. Ao organizar e integrar dados sobre o cumprimento de penas em todo o país, o sistema permite que o juiz de execução penal tenha mais controle da população carcerária, dos benefícios que estão para vencer e das progressões de regime, de forma automática.

Ouvidoria do TJDFT

A Ouvidoria-Geral é uma unidade administrativa que atua como canal de comunicação entre o cidadão e o TJDFT. Por meio dela, o usuário pode enviar reclamações, sugestões, denúncias ou elogios relativos aos serviços prestados pela Instituição, além de esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Tribunal. Clique aqui e conheça mais sobre a Ouvidoria do TJDFT. 

Leia mais

SEEU: Execução Penal é 100% eletrônica no TJDFT