TJDFT retoma atividades da Escola de Justiça e Cidadania do PJC

por ACS — publicado 2019-02-15T13:55:00-03:00

Nessa quinta-feira, 14/2, foram reabertas as atividades da Escola de Justiça e Cidadania, do Programa Justiça Comunitária (PJC) do TJDFT. Com o tema “Mediação Comunitária”, a aula foi proferida, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, pela juíza Gláucia Foley, Coordenadora do Programa Justiça Comunitária.

A atividade teve como objetivo alinhar os conceitos de mediação comunitária, adotados pelo PJC, em razão da atuação de novos agentes comunitários nas cidades de Ceilândia, São Sebastião e Samambaia. Estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre agentes e servidores do PJC.

Criado pelo TJDFT, o Programa Justiça Comunitária (PJC) estimula a comunidade a desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos, por meio do diálogo, participação social e efetivação dos direitos humanos. Os Agentes Comunitários de Justiça e Cidadania, voluntários capacitados, atuam para que a comunidade conheça seus direitos e recursos, mantenha espaços de diálogo e consiga se articular para a resolução das demandas coletivas. O Programa foi o vencedor da 2ª edição do Prêmio Innovare em 2005, na categoria Tribunal de Justiça, e tem sido adotado como referência nacional pelo Ministério da Justiça.

Saiba mais sobre o Programa Justiça Comunitária do TJDFT.