CEJUSC/Super: 4 anos ajudando superendividados a lidarem com seu dinheiro

por ACS — publicado 2019-02-01T08:25:00-03:00

CEJUSC/SuperO superendividamento do cidadão é uma preocupação que envolve não apenas devedores e credores. Pensando nisso, TJDFT lançou o Programa Superendividados, atualmente Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados - Cejusc/Super, que celebra 4 anos de funcionamento, nesta sexta-feira, 1º/2, com alto índice de satisfação dos participantes (97%).

Iniciativa inovadora no Judiciário brasileiro, o Cejusc/Super atua de forma multidisciplinar oferecendo apoio judicial, psicossocial e educacional para cidadãos do DF que desejam negociar suas dívidas e aprender a lidar melhor com as questões financeiras. 

Desde a sua criação, as ações preventivas de educação financeira do Cejusc/Super já alcançaram mais de 3.200 cidadãos. O Centro realizou mais de 4.041 ações de tratamento entre orientações financeiras e psicossociais, entrevistas, oficinas, constelações familiares e grupos temáticos. Até o final de 2018, foram realizadas 1.706 audiências de conciliação, das quais 48% resultaram em acordos.

Ao longo de 4 anos, foram firmadas importantes parcerias com instituições de ensino para atuação na rede de apoio psicológico aos superendividados (UNICEUB, UNIP, UDF e UCB) e com o Banco Central para promoção de ações de prevenção e de educação financeira. Atuando de forma articulada com a sociedade civil, o CEJUSC/Super conta com a participação de voluntários, mais de 60 desde sua criação, que agregam experiências e saberes ao trabalho do Centro.

O pioneirismo do TJDFT, por meio do CEJUSC/Super, despertou ainda o interesse de outros órgãos e instituições, que realizaram visitas técnicas para conhecer o modelo implementado pelo Tribunal. As ações ultrapassaram as paredes do Tribunal e chegaram, por meio de palestras de prevenção ao superendividamento, aos servidores de outros órgãos públicos, como, por exemplo, o Exército do Brasil, a Secretaria de Educação do GDF e a Policia Federal.

CEJUSC/SuperComo funciona?

Vinculado à 2ª Vice-Presidência do TJDFT, o serviço gratuito tem como objetivo a prevenção, o tratamento e a resolução de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento.

Na frente de trabalho “Prevenção”, o CEJUSC/Super promove palestras e mesas-redondas gratuitas que estimulam o público a compreender a relação entre consumo, poupança e crédito, avaliando opções para administração de seus recursos financeiros de maneira consciente e identificando alternativas de resolução amigável de conflitos financeiros. As iniciativas visam ainda colocar em pauta, de forma crítica, a temática Superendividamento, para, assim, fomentar uma discussão prospectiva das causas e impactos do fenômeno no âmbito social.

Por meio da frente "Tratamento", são realizadas oficinas de educação financeira, orientação individualizada e iniciativas psicossociais (grupos temáticos, constelação familiar e orientação psicossocial individualizada, conforme o interesse), que ajudam o consumidor a encontrar e reparar a origem da situação de superendividamento e o deixa mais capacitado para as sessões de conciliação com os credores.

Está com dificuldade para lidar com seu dinheiro e sair do vermelho, acesse a página do Cejusc/Super e saiba mais.