Rodoviária do Plano Piloto recebe ônibus do Juizado Itinerante nesta segunda-feira

por ACS — publicado 2019-01-28T09:00:00-03:00

onibus juizado itineranteA equipe do Juizado Itinerante do TJDFT fará atendimentos na Rodoviária do Plano Piloto nesta segunda-feira, 28/1, e estará à disposição dos cidadãos interessados em ingressar com demandas especiais cíveis junto à Justiça. O ônibus ficará estacionado na Plataforma Superior - no estacionamento entre a Rodoviária e o Conjunto Nacional, das 14h às 18h.

Ainda esta semana, a equipe do Juizado percorrerá outras duas localidades: Recanto das Emas, na terça e quinta-feira (29 e 31/1), e Riacho Fundo II, na próxima quarta-feira (30/1).

A ideia do Juizado Itinerante é democratizar e ampliar o acesso à Justiça, por meio de um atendimento rápido, fácil e gratuito. No primeiro contato, o problema é relatado e, após um prazo médio de 30 dias, o ônibus volta ao local para realizar as sessões de conciliação. Nos casos em que não há acordo, as partes seguem para as audiências com o juiz. Havendo consenso entre as partes, o acordo é homologado pelo juiz e uma cópia do documento pode ser obtida no mesmo dia.

O Juizado Itinerante recebe causas no valor de até 40 salários mínimos e resolve questões como: cobranças, despejos, indenização por inclusão do nome no SPC e na Serasa e outros prejuízos. As causas no valor de até 20 salários mínimos dispensam a presença de advogado. Vale ressaltar que as causas trabalhistas, de família, reclamações contra o Estado (Distrito Federal, autarquias e empresas públicas), assim como ações envolvendo crianças e adolescentes, heranças, falências e causas criminais NÃO podem ser resolvidas pela Justiça Itinerante.

Confira o calendário completo para o mês de janeiro:

Dias

Local de Atendimento