Fórum Verde é destaque no programa Meio Ambiente por Inteiro da TV Justiça

por ACS — publicado 2019-01-14T13:55:00-03:00

Arquiteto TJDFTO Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto, o Fórum Verde do TJDFT, foi destaque no programa Meio Ambiente por Inteiro, da TV Justiça, que foi ao ar no último sábado, 12/1. A edição do periódico tratou do relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, que apontou benefícios do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário e destacou o Fórum Verde como exemplo de sustentabilidade. Clique aqui para assistir ao vídeo (Fórum Verde a partir do minuto 14’40”).

O Fórum Verde, primeiro edifício sustentável do Judiciário brasileiro, foi apresentado como modelo inovador e referência para todo o país. O servidor do TJDFT e arquiteto Alexandre Rocha foi entrevistado e falou da sustentabilidade desde a obra até o funcionamento diário do edifício.

Em todo processo de construção do Fórum Verde, o uso de recursos naturais foi minimizado de forma sustentável. A obra gerou o mínimo impacto possível ao meio ambiente, produziu poucos resíduos, com o máximo de reaproveitamento e consolidou um ambiente de trabalho agradável a servidores e usuários.

No Fórum, foram postos em prática conceitos de sustentabilidade, como o máximo aproveitamento da luz solar e a ventilação cruzada, que reduzem o uso do ar condicionado e o consumo de energia; a cobertura verde; a captação e o tratamento de águas de chuvas e águas servidas, que são reutilizadas na limpeza e irrigação dos jardins; além de uma central de triagem de recicláveis.

O Fórum Desembargador Joaquim de Sousa Neto, que abriga as oito varas da Fazenda Pública do DF, além da Vara do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Fundiário, está localizado no Setor de Administração Municipal - SAM, lote "M", próximo ao Tribunal de Contas do DF.