Estante Livre: projeto de estímulo à leitura do TJDFT volta a arrecadar livros
O Projeto Estante Livre volta a arrecadar livros para serem distribuídos aos fóruns do DF. Até o momento, 18 fóruns já foram inseridos no projeto, os quais, desde o lançamento, em 2016, receberam mais de 15 mil livros para serem disponibilizados à população que visita os fóruns.
Em funcionamento desde 2016, o Estante Livre é uma iniciativa da 1ª Vice-Presidência do Tribunal, desenvolvida por meio da Subsecretaria de Biblioteca - SUBIB. Com ela, o público tem liberdade para escolher e levar os livros que desejar para casa, sem qualquer tipo de cadastro ou ação intermediária. Caso queira, o interessado ainda pode ficar com a obra ou devolvê-la, para que mais pessoas desfrutem da leitura.
O sucesso do projeto depende do apoio de todos. O Estante Livre arrecada livros dos mais variados assuntos (literários, infantis, jurídicos, didáticos, biográficos, romances, livros de autoajuda, de ficção, de poesia e de contos, entre outros). As doações podem ser feitas em qualquer miniacervo dos fóruns do DF; na Biblioteca Desembargador Antônio Mello Martins, localizada no subsolo do Fórum de Brasília; ou nos carrinhos de coleta, localizados ao lado de cada estante livre.
Confira abaixo onde o Estante Livre já chegou:
- Fórum de Brasília;
- Fórum de Ceilândia;
- Fórum Verde;
- Fórum do Núcleo Bandeirante;
- Fórum de Brazlândia;
- Fórum do Guará;
- Fórum de Samambaia;
- Fórum de Taguatinga;
- Fórum de São Sebastião;
- Fórum do Gama;
- Fórum do Recanto das Emas;
- Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes;
- Fórum de Planaltina;
- Fórum do Paranoá;
- Fórum do Riacho Fundo;
- Fórum Mirabete;
- Fórum de Santa Maria; e
- Fórum de Águas Claras.