TJDFT lança novo sistema de consulta ao DJe

por ACS — publicado 2019-01-30T13:00:00-03:00

Já está disponível na Internet desde esta segunda-feira, 28/01, o novo Sistema de Consulta do DJe . A ferramenta promete simplificar a interação dos usuários que buscam informações sobre os diários eletrônicos publicados pelo TJDFT. Além de disponibilizar rapidamente os diários mais recentes, é possível realizar buscas textuais em todos os diários já publicados desde 2008.

De acordo com a Subsecretaria de Modernização de Sistemas – SUMOD, área da Coordenadoria-Geral de TI – CGTI, que desenvolveu a nova ferramenta, no sistema anterior, era possível baixar os diários disponibilizados. Entretanto, o sistema de pesquisa não funcionava adequadamente, impossibilitando as buscas textuais.

Agora, a nova versão removeu toda a complexidade de “filtros de pesquisa”. "Hoje, basta apenas informar o termo de interesse e as prévias dos diários serão exibidas, indicando exatamente em qual página do diário a informação completa estará disponível", afirma Michelle Kakoi, subsecretária da SUMOD.

A vantagem destacada pela subsecretaria é que o novo sistema reformulou a ferramenta de buscas, tornando mais simples e eficiente a consulta textual nos diários publicados. "Na nova versão, não há restrição de período de buscas, sendo possível pesquisar nos diários dos últimos 10 anos, por exemplo", explica Kakoi.

O novo sistema de consulta do DJe aperfeiçoa o resgate da busca textual, trazendo benefícios aos usuários que precisam consultar o periódico eletrônico diariamente. Além disso, o sistema possui um visual simplificado e adaptável em dispositivos móveis.

A força-tarefa para lançar o projeto foi feita em curto prazo, durante o último recesso forense. O trabalho foi um esforço conjunto de servidores da 1ª  Vice-Presidência, da SUMOD/SEDES/CGTI e da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento.