TJDFT realiza mais de 59 mil audiências de conciliação em 2018

por SB — publicado 2019-01-14T15:20:00-03:00

Imagem da conciliação com os números de 2018Ao todo, foram mais de R$ 175 milhões em acordos homologados

Durante o ano de 2018, o TJDFT realizou, por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSCs, um total de 59.674 audiências de conciliação, que levaram a 17.592 acordos, o que equivale a uma taxa de 32,3%. O valor total homologado foi de R$ 175.597.815,03.  Ao longo do ano, foram atendidas 212.595 pessoas.

Para 2019, o TJDFT envidará esforços no sentido de incentivar o acesso ao Canal Conciliar, por meio do qual é possível solicitar uma conciliação ou mediação em um dos CEJUSCs, seja na fase pré-processual ou processual. As conciliações ocorrem nos fóruns do DF que já possuem CEJUSCs: Brasília (Sede, Fórum José Júlio Leal Fagundes - Juizados Especiais, Cíveis e de Família - UNICEUB), TaguatingaPlanaltinaSobradinhoRiacho  FundoParanoáCeilândiaGuaráBrazlândiaÁguas ClarasRiacho FundoSamambaiaRecanto das EmasGamaNúcleo Bandeirante, São Sebastião e Santa Maria. Para saber como funciona o Canal Conciliar, clique aqui.

O TJDFT também oferece atendimento gratuito, por meio do CEJUSC-TRAN, a demandas relacionadas a acidentes, exclusivamente, entre veículos automotores terrestres: carros, caminhões, motocicletas e ônibus. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, somente em dias úteis. Para chamar a unidade móvel ao local do acidente LIGUE 0800 644 20 20.

As localidades atendidas pelo CEJUSC-TRAN são: Asa Norte; Asa Sul; Lago Norte; Lago Sul; Cruzeiro; Sudoeste; Octogonal; Setor de Mansões do Lago Sul; ESAF; Jardim Botânico; SAAN; Setor de Mansões Park Way; SIA; Guará I e II; Candangolândia; Núcleo Bandeirante; Riacho Fundo I; Taguatinga; Vicente Pires; Águas Claras; Areal; Ceilândia; Samambaia e Via Estrutural.

No TJDFT, a unidade responsável por desenvolver a Política Judiciária Nacional de Resolução Adequada de Conflitos, instituída pela Resolução nº125/10 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, é o Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação – NUPEMEC. Para isso, conta com os CEJUSCs, a quem cabe a gestão e realização das sessões de conciliação e mediação. O NUPEMEC é responsável, também, por estudos e propostas para o aperfeiçoamento da política judiciária de solução consensual de conflitos por meio de mediação e conciliação.

Atualmente, o TJDFT conta com 21 CEJUSC`s, que, assim como o NUPEMEC, são vinculados à 2ª Vice-Presidência da Casa. Em breve, entrará em funcionamento o CEJUSC-FISCAL.