Juíza do TJDFT fala sobre racionalidade penal moderna na TV Justiça

por SB — publicado 2019-07-08T17:46:00-03:00

juiza-lea-martins-sales.jpgA juíza do TJDFT Léa Martins Sales Ciarlini é a entrevistada desta semana do programa Academia, da TV Justiça, com o tema “A racionalidade penal moderna”, que foi ao ar inicialmente na sexta-feira, 5/7, e que está disponível no canal TV Justiça. Haverá ainda uma reapresentação na quarta-feira, 10/7, às 9 horas. Participam também do programa os professores Fernando Parente e Pedro Paulo Castelo Branco Coêlho. Clique aqui para assistir.

O programa Academia apresenta temas relacionados ao universo jurídico, debatidos por meio de teses e dissertações. A magistrada do TJDFT, que é mestra em direito e políticas públicas, fala de sua dissertação intitulada “A ética e a justiça de Emmanuel Lévinas e a racionalidade penal moderna: dois discursos mediados pela justiça restaurativa”, transformada em livro a ser publicado em meados de setembro.

 “A proposta do trabalho é mudar a nossa forma de pensar; é nós começarmos a questionar se essa racionalidade, que justamente defende esse modelo, inclusive, da teoria do crime, da teoria da pena, se ele não poderia ser substituído por outra forma de pensar”, acentua. 

Em outro momento, explica: “A Justiça Restaurativa vem com uma preocupação e é aí que eu digo que ela tem esse ponto de contato com a filosofia levinasiana, que é a preocupação com o outro e o outro aqui são todas as pessoas que estão envolvidas naquele fato”.