TJDFT aplica Justiça Restaurativa na desarticulação de gangs em Planaltina

por ACS — publicado 2019-07-16T13:17:00-03:00

juíza-catarina-correa.jpgA atuação do Programa Justiça Restaurativa do TJDFT na redução da violência em uma localidade de Planaltina foi destaque, na edição do dia 10/7, do Jornal da Justiça, da TV Justiça. A juíza Catarina Correa, coordenadora do Programa Justiça Restaurativa no Tribunal, e o servidor Júlio César Melo, coordenador-técnico do programa, falaram sobre a atuação do TJDFT no caso. Clique aqui para assistir ao vídeo.

A Justiça Restaurativa, técnica que prioriza a criatividade e a sensibilidade a partir da escuta de agressor e vítima, foi utilizada para reduzir os índices de violência na região do Pombal, em Planaltina. De acordo com o servidor Júlio César Melo, coordenador-técnico do programa no TJDFT, a desarticulação de gangs que atuavam há mais de 2 anos na região foi uma ação conjunta de Poder Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública.

A partir da prisão dos responsáveis por homicídios e tráfico de drogas, ações de conscientização foram desenvolvidas entre os alunos da escola classe CEF 03, de Planaltina, onde boa parte dos envolvidos com gangs havia estudado. De acordo com a reportagem, educadores e coordenadores verificaram uma grande mudança de comportamento entre os alunos e os dados da Secretaria de Segurança Pública apontam uma redução no número de homicídios na região.

Para a juíza Catarina Correa, coordenadora do Programa Justiça Restaurativa no TJDFT, “quando você tem a comunidade empoderada, você tem o poder público respaldado nas suas ações e nas suas intervenções naquela comunidade”.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa Justiça Restaurativa do TJDFT.